Livro do dia: Leonardo

Livro do dia: Leonardo

Posted by Kátia

Ah, realmente não consigo ficar muito tempo sem falar sobre Wolf Erlbruch, e depois da seleção de ontem para as meninas, senti-me em débito com os garotos. Pois Leonardo é um livro maravilhoso que conta a história de menino um tanto excêntrico, que cultiva uma paixão como a minha: ele ama cães! Mas digamos que Leo é um tantinho dramático, porque acorda latindo e tem que desenhar mais ou menos vinte e cinco cachorros antes de ir para a escola. 

Na verdade, Leonardo tem um sério problema: ele tem medo físico dos cachorros. Pode isso? Ele lê tudo sobre eles, conhece todas as raças e os imita como ninguém. Quando chega a hora de brincar com eles, cadê o Leonardo? Provavelmente agarrado na perna do pai. Triste, o menino não sabe mais como conviver com seu medo e numa bela noite faz um pedido a uma fada: quer se transformar num cachorro de verdade! 

Será que agora Leonardo não terá mais medo de cachorro? Ou o que é pior, terá medo de gente? Leonardo fará muitas descobertas, sempre amparado por sua família. Ele vai compreender o que é viver como um cachorro e descobrir que é tão complicado quanto ser um humano. E isso sem falar nas pulgas, claro...vida de cachorro não é nada fácil! 

Os livros de Wolf Erlbruch são um espetáculo à parte. Alemão, ele conquistou em 2006 o prêmio Hans Christian Andersen (o júri o chamou de "mágico"), o mais importante da literatura infantojuvenil no mundo todo. Suas obras retratam a existência humana – e animal – como um grande mistério. Sem falar de suas ilustrações, que são ao mesmo tempo melancólicas e irônicas. Um artista que você merece conhecer. Para ter uma ideia do que estou falando, leia mais declarações de amor aqui e aqui

Leonardo
Autor/ilustrador: Wolf Erlbruch
Editora: Companhia das Letrinhas
Temas: Medo; Família
Faixa etária: À partir de 04 anos 

Assista também: Porque os cães são as melhores criaturas, as mais doces e adoráveis do planeta, além de serem nossos grandes amigos, veja Todos os Cães Merecem o Céu (All Dogs Go to Heaven, 1989). Um precioso filme da minha infância que me faz derramar muitas lágrimas até hoje.

Um beijo bem estalado, ilustração deliciosa de Erlbruch para Animal Kisses, ainda inédito no Brasil.
wolf-animal_kisses.jpg