Livro do dia: Sr. Bliss

Livro do dia: Sr. Bliss

Posted by Kátia

E foi só eu falar ontem sobre Tolkien que fiquei louca de vontade de escrever sobre ele no blog. Então, aqui está Sr. Bliss, uma engraçadíssima aventura em edição bilíngue de luxo, ilustrada graciosamente pelo próprio autor. O livro do dia conta a histórica do excêntrico Sr. Bliss, que mora numa casa branca de telhado vermelho, com cômodos muito altos e uma porta de entrada bem alta porque o Sr. Blis “só usava chapéus altos”. Ele mantinha uma coleção de chapéus no corredor de entrada. Ah, e ele também tinha um Giracoelho como animal de estimação. Como assim, um Giracoelho? É isso mesmo que vocês estão imaginando, um Giracoelho é animal pescoçudo (como uma girafa) que saltita por aí (como um coelho), e que vive numa toca no jardim do Sr. Bliss. O Giracoelho é mil vezes fabuloso, eu o adoro muuuuuito! 

Bom, vamos lá. Numa bela manhã de bate papo com o Giracoelho (uhuuu!), o Sr. Bliss decide, assim sem mais nem menos, descer à cidade e comprar um automóvel. Montado em sua bicicleta sem pedais (para quê pedais se ela só descia a montanha?), ele faz algumas exigências ao Sr. Binks, da Binks Motors: quer um carro amarelo-claro, por dentro e por fora, e com rodas vermelhas. Como esquece sua carteira em casa, deixa a bicicleta na loja como garantia. O primeiro passeio do Sr. Bliss em seu carro novo seria uma visita aos Dorkins, mas logo na primeira curva ele bate no Sr. Day e espalha todos os seus repolhos pelo caminho. Na segunda curva é a vez da Sra. Knight e sua carroça de bananas. Para contornar a situação, ele leva todos os envolvidos no acidente em seu carro, junto com os repolhos, as bananas e o burrinho da Sra. Knight amarrado atrás. 

Tudo começa a piorar quando adentram a floresta, já que a estrada para a casa dos Dorkins passa bem no meio dela. É claro que os três ursos - Archie, Teddy e Bruno – aparecem e se postam no meio do caminho, acenando para o Sr. Bliss. O carro para, apenas para ouvir a “ameaça” dos três ursos, que queriam para si os repolhos, as bananas e, claro, o carro do Sr. Bliss. Ou isso, ou todos seriam devorados. Esperto como ele só, o Sr. Bliss negocia com os repolhos e as bananas, mas tenta manter o carro. Diz que precisa dele para visitar os Dorkins e, já que os ursos ainda não os conhecem, embarcam logo no carro amarelo. Para chegar finalmente lá, eles teriam que subir e descer mais uma montanha, e imaginem só o caos da descida, com o carro superlotado e o burrinho tentando manter o passo. 

É claro que todos são arremessados de cabeça por cima do muro, menos o burro, que na hora do desespero dá um salto mortal para dentro do carro. As ilustrações mostram as cenas mais “dramáticas” da aventura, com comentários travessos do autor sobre o infortúnio dos personagens. Divertidíssimo. Enfim, Sr. Bliss e companhia chegam aos Dorkins e fazem uma entrada triunfal: pousam diretamente sobre os membros da família. O ursinho Archie chega a mergulhar de cabeça na sopeira dos Dorkins. Enfurecidos, mas ainda assim gentis, os Dorkins convidam a todos para o almoço. Os ursos desaparecem e logo aprontam mais uma traquinagem, que acabará resultando numa perseguição em meio à florestas e fantasmas. Só digo uma coisa: vai sobrar para o pobre do Sr. Bliss! Mais um livro adorável criado por Tolkien para seus filhos pequenos, na década de 1930. Além da edição caprichada e das ilustrações lindas, o livro é reproduzido da forma como Tolkien o escreveu, com sua caligrafia, suas legendas espirituosas para os desenhos e toda a sua doçura de pai. Uma joia para colecionadores de obras de arte e apaixonados pelo universo Tolkien. Vale a pena ter na sua biblioteca Wink

Sr. Bliss
Autor/ilustrador: J.R.R. Tolkien
Editora: WMF Martins Fontes
Temas: Aventura; Humor
Faixa etária: A partir de 07 anos

Assista também: Assim como fiquei eufórica para falar sobre Tolkien, o mesmo aconteceu em relação ao seu melhor amigo, C.S. Lewis. Enquanto não consigo elaborar um supertexto à altura de As Crônicas de Nárnia, recomendo a ótima animação O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (The Lion, The Witch & The Wardrobe, 1979), que conta a história dos quatro irmãos na terra mágica de uma forma muito mais fiel do que os filmes recentes. Não que eu não curta os filmes, pelo contrário, adoro ver a maravilhosa Tilda Swinton arrasando no papel da Feiticeira Branca. Na dúvida, assista a todos.

Tilda Swinton é musa!!!
Tilda-Swinton-White-Witch.jpg