Livro do dia: O mais fantástico ovo do mundo

Livro do dia: O mais fantástico ovo do mundo

Posted by Kátia

Hoje é dia de falarmos sobre o trabalho de um artista alemão que me faz muito feliz, o radiante e colorido Helme Heine. Entre as suas criações mais queridas está um grupo de amigos, formado por um porco, um rato e um galo. “Freunde” (amigos, na língua alemã) se reuniram na coleção de livros Três Grandes Amigos, felizmente lançados aqui pela editora Ática. Em suas obras são tratados temas que nos fazem refletir, como o amor, a amizade, a inveja e o medo. As diferenças, tanto físicas quanto psicológicas e intelectuais, e a importância delas para o nosso desenvolvimento, são sempre abordadas.

O livro do dia tem como tema principal a vaidade, na forma de três galinhas que discutem qual é a mais bela: Maricota possui as penas mais bonitas do galinheiro, Vivi acha que arrasa com suas longas pernas e Cris tem uma crista gigante, que mais se parece com uma coroa. Como não chegam a um acordo, decidem perguntar a opinião do rei.

Ele afirma que aquela que botar o ovo mais maravilhoso será coroada princesa. Maricota bota o ovo mais perfeito de todos: branco como a neve, sem nenhuma mancha, casca brilhando como mármore polido. Vivi bota o maior ovo: enorme, pesado, daqueles que faria até um avestruz morrer de inveja. Cris bota o ovo mais original: quadrado, cada lado reto como se fosse desenhado à régua, cada face com uma cor diferente. O rei e suas ajudantes galinhas concordam que todos eram maravilhosos e as três são coroadas princesas. O rei pinta a crista de cada uma delas de dourado, assim elas ganham suas coroas.

O sentimento mais relevante, no entanto, era a amizade que as unia. De que vale uma coroa, se você não tem amigos para compartilhar suas alegrias e tristezas? A disputa logo é esquecida, mas as amigas galinhas continuam muito unidas. E botando ovos extraordinários, diga-se de passagem. Mais divertida do que a história, só mesmo as ilustrações quase cômicas de Heine, que deixam as crianças estarrecidas. Seja a plumagem de Maricota, toda rosinha com poás, ou a exuberância dos ovos (quem não gostaria de se deparar com um ovo daqueles na vida real?). Um artista para conhecer e amar.

O mais fantástico ovo do mundo
Autor/ilustrador: Helme Heine
Editora: Global
Tema: Amizade
Faixa etária: 04-06

Leia também: Entre os livros ilustrados de Heine, acho que o meu preferido é O Casamento de Porcolino (Ed. Ática), não somente porque eu amo porquinhos, mas por conta do espetáculo que traz aos olhos. Um casamento divertido está para começar, mas os convidados não sabem se comportar e a noiva tem que dar uma bronca em todos. E mandá-los para o banho! Fofo demais.

Saudações de amor dos Três Grandes Amigos ♥
helme_heine6.jpg