Livro do dia: Ah, tudo que você pode pensar!

Livro do dia: Ah, tudo que você pode pensar!

Posted by Kátia

É claro que no Dia Internacional do Livro Infantil o destaque vai para um autor que é sinônimo de literatura infantil, Dr. Seuss. Já falamos rapidamente aqui sobre o Gato de Cartola (mais conhecido no Brasil como Gatola da Cartola), um de seus personagens mais icônicos ao lado do Grinch e do Lorax. Hoje rendemos um tributo à imaginação com Ah, tudo que você pode pensar! Dr. Seuss, que não era médico de verdade, adicionou o “doutor” ao nome como uma maneira de agradar ao pai, que fazia muitos planos para o jovem Theodor Seuss Geisel. Mal sabia ele a magnitude que a carreira do filho alcançaria: 44 livros infantis e mais de 100 milhões de exemplares vendidos no mundo todo. 

Leitor voraz, aos seis anos ele já desvendava os segredos de Charles Dickens e Robert Louis Stevenson, seus escritores prediletos. Apaixonado também por poesia estudou com afinco e se especializou em rimas pra lá de engraçadas – aliadas sempre a ilustrações malucas e ultracoloridas de criaturas que ele mesmo inventou. No livro do dia você pode imaginar, se tentar, um gufinho se aproximar. Mas ora bolas, o que é um gufinho? Eu até poderia te contar, mas vai ser muito mais legal se você correr até o livro e descobrir quem ele é. Ou pode também usar a sua mente maravilhosa e dar vida a um novo personagem. Dr. Seuss sempre gostou de estimular os leitores, enviando-os para outros mundos onde a imaginação corre solta. Pense livre e contamine-se com o nonsense. 

Você já pensou em luvas? E em truvas? E em truvas vestindo luvas? Você pode pensar na Katita da Silva Krausa (sou eu!!!) que mergulha num balão de piscina em cima de sua casa. Uau!!! Eu realmente já pensei nisso! Ou pode pensar (e quebrar a cuca até adivinhar) quanto de água cinquenta e cinco elefantes conseguem tomar? E se eles forem roxos, como os elefantes do livro, serão ainda mais resistentes? Eu aposto que sim! Olha só que instigante: pense numa corrida a cavalo sobre uma bola e você ainda vai ter que equilibrar um aquário com um peixe sobre a cabeça. Eu acho que você consegue.

A ótima edição bilíngue traz todos os poemas do jeitinho que Dr. Seuss os imaginou, e você vai entender o quão nobre e complicada é a missão do tradutor. Mas nada é mais encantador do que virar as páginas e contemplar os gablugos voando ao léu. Ou a zonga e sua cauda longa. E a Guêrda de pescoço longuíssimo e emplumado e peruca cor-de-rosa berrante. Ou laranja. Ou violeta. “Por que é que Guêrda sempre vira à esquerda? E por que é que tantas coisas vão para a direita? Você pode pensar nisso até a próxima colheita. Pense esquerda e pense direito. Pense alto e pense estreito. Ah, tudo que você pode pensar! É só tentar!” Uma palavra ou cem mil não bastariam para descrever o trabalho genial de Dr. Seuss, eu se fosse você iria à livraria agora mesmo e trataria de ter qualquer um de seus livros (todos, de preferência) bem pertinho do coração. Dr. Seuss é eterno. 

Ah, tudo que você pode pensar!
Autor/ilustrador: Dr. Seuss
Editora: Companhia das Letrinhas
Temas: Poesia; Universo infantil
Faixa etária: 00-100 
 
Assista também: Eu, que não escondo de ninguém a minha preocupação com o meio ambiente, sou a fã número um do obstinado Lorax. Já falamos da animação de 2012, mas agora vamos voltar quarenta anos no tempo e ver a primeira aparição do cativante personagem que “fala pelas árvores”. The Lorax (1972), o curta-metragem, foi adaptado para a tv pelo próprio Dr. Seuss e mesmo se você já conhece a história vai se apaixonar – de novo! - por esse grande defensor da natureza. Amo.

Num dia de chuva em casa sem ter nada o que fazer, o que mais extraordinário pode acontecer?
dr.seuss-horton-read.jpg