Livro do dia: Meu primeiro livro de origami

Livro do dia: Meu primeiro livro de origami

Posted by Kátia

Animada com o Dia da Imigração Japonesa no Brasil comemorado ontem, decidi escrever um post sobre uma das artes que mais me fascina. Na realidade, pretendo trazer em breve um livro de atividades sobre as artes do Japão, inclusive com propostas de trabalhos de arte lá no Ateliê do Professor Abóbora. Mas vamos por partes. 

Entre as artes japonesas que admiro, e são várias (amo o Japão!), o origami talvez seja aquela da qual me sinto mais próxima, por  estudar, praticar, e principalmente encontrar sempre paciência e paz neste belo ritual. O livro do dia, como o título já diz, é uma obra de iniciação ao origami, que para quem ainda não conhece é a arte de dobrar o papel. 

Há informações sobre a origem do origami, conselhos para os principiantes e técnicas de dobradura. Os símbolos universais também são apresentados detalhadamente, ou seja, você vai finalmente entender todas aquelas dobras, pontilhados e riscos. A ideia do livro é que a criança monte um zoológico, e cada uma das dobraduras dos animais e flores é ensinada passo a passo. Tem  figuras tradicionais como o peixe, o coelho, o cisne e o pinguim e outras muito divertidas de fazer como a raposa, o elefante, a coruja e o abeto. 

Já falei rapidamente aqui sobre o teatro de bonecos bunraku (espero uma boa oportunidade para falar sobre todas as modalidades do teatro japonês) e a técnica de pintura sumiê. Quero também falar sobre shodo, a magnífica arte da caligrafia japonesa, e o kamishibai, ou “drama de papel”, uma forma de contar histórias que tem tudo a ver com as crianças e a literatura infantil. E, claro, se alguém aí estiver interessado em aprender a fazer sushi, posso providenciar um especial sobre o tema (uma futura ideia para a Lancheira da Sally, que tal?). Inspiração é definitivamente uma palavra que combina com Japão. 

Meu primeiro livro de origami
Editora: Ciranda Cultural
Temas: Livro de atividades; Arte; Cultura japonesa
Faixa etária: À partir de 07 anos

Brinque também: É complicado indicar mais livros de origami, porque tenho muitos e eles são ótimos, mas uma boa forma de começar é a coleção Brincando com (Ed. Global), dividida em pequenos volumes temáticos como aves, animais, enfeites para festas, formas geométricas, origami arquitetônico e por aí vai. Have fun!