Lancheira

Na Lancheira da Sally

Receitas para festejar com a família, levar no piquenique e dividir com os amigos da escola.

Ninho de Páscoa

- Trufas de coco

Ingredientes: 250g chocolate meio amargo picado; 100g de coco em flocos; 100g de creme de leite, essência de coco ou de baunilha a gosto; 200g chocolate para cobertura (ou coco ralado).

Preparo: Derreta o chocolate em banho maria, acrescente o creme de leite, o coco e os aromatizantes. Leve para gelar por 2 horas, no mínimo. Faça bolinhas e banhe-as no chocolate para cobertura derretido. Para uma trufa mais leve, faça as bolinhas e passe-as somente no coco ralado.

- Trufas de limão

Ingredientes: 240g chocolate ao leite picado; 80g de chocolate meio amargo picado;  2 gemas; 100g. de açúcar; 100ml de creme de leite fresco; raspas da casca de 2 limões; 400g chocolate amargo para cobertura (ou açúcar de confeiteiro).

Preparo: Bata as gemas com o açúcar, até ficar bem espesso. Em uma panela, ferva o creme de leite e despeje-o sobre a mistura de gemas, mexendo constantemente. Retorne toda a mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo por mais dois minutos, mexendo sempre com uma espátula até engrossar ligeiramente. Despeje esta mistura sobre os chocolates e misture bem. Acrescente as raspas de limão e leve para gelar por 1 hora. Faça bolinhas e cubra com o chocolate amargo derretido. Para uma trufa mais leve, faça as bolinhas e passe-as somente no açúcar de confeiteiro.

- Trufas diet de nozes e castanhas

Ingredientes: 200g de  chocolate diet picado; 60g de creme de leite light; 2 colheres (sopa) de conhaque ou aromatizante de seu gosto; 50g de nozes picadas; castanha de caju torrada e moída (sem sal) para cobertura.

Preparo: Derreta o chocolate em banho maria e adicione o creme de leite, o aromatizante e as nozes picadas. Leve para gelar por 2 horas, no mínimo. Faça bolinhas e passe-as na castanha de caju.

- Montagem:

Toalha decorada + Palha + Trufas

Sobre um prato de servir ou uma superfície firme, coloque uma bela toalha decorada. Faça um ninho no centro dela, com a palha. Se o buraco do centro ficar muito fundo, coloque um pouco mais de palha. Disponha as trufas sobre o ninho e faça a festa!

2012-04-08_14-02-44_411_Porto_Alegre.jpg


Biscoitinhos de Natal

Ingredientes: 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente, 01 lata de leite condensado, 06 ovos, 06 xícaras (chá) de farinha de trigo, 02 colheres (chá) de fermento em pó, 02 colheres (sopa) de gengibre ralado, 01 colher (sopa) bem cheia de canela em pó, 1/2 colher (sopa) de cravo em pó, 01 colher (chá) de noz moscada, manteiga para untar e farinha para polvilhar; Glacê: 01 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (você pode substituir por glacê real ou glacê comprado pronto), corante alimentício em diversas cores.

Preparo: Em um bowl misture a manteiga, o leite condensado e os ovos. Acrescente os demais ingredientes e incorpore-os bem. Deixe a massa descansar na geladeira, coberta com papel filme, por no mínimo 30 minutos. Polvilhe farinha numa superfície limpa, abra a massa bem fininha (cerca de 08 milímetros) e corte com cortadores de biscoito com motivos natalinos (não se esqueça do bonequinho de gengibre!). Transfira para uma assadeira untada e enfarinhada, leve ao forno médio (180°C) preaquecido por 15 minutos, ou até ficar levemente firme. Retire do forno e espere esfriar.

IMG_1064.JPG

Para fazer o glacê, misture o açúcar com 02 colheres (sopa) de água até ficar homogêneo. Divida o glacê em partes e tinja-os com suas cores preferidas. Coloque em um saco de confeitar (ou cartucho de papel manteiga, ou bisnaga higienizada, o que ficar mais fácil para você Smile) e decore os biscoitos suavemente, sem encostar o bico no biscoito. Espere secar por algumas horas (demora um pouquinho, viu?) e guarde-os em embalagens decoradas ou potes herméticos, tomando o cuidado de colocar uma camada de papel manteiga entre cada fileira de biscoitos. Que presente lindo, não?

casinha_de_gengibre.jpg


Brigadeiros Espíritos da Fuligem (Makkuro Kurosuke)

Hoje, dia 05 de janeiro, é aniversário de um dos meus maiores ídolos, o mestre da animação japonesa Hayao Miyazaki. Ele criou não somente um estilo próprio de narrativa, mas também personagens adoráveis cujos traços inconfundíveis enchem o mundo do mais puro amor. Eu poderia ficar horas aqui falando de Nausicäa, Kiki, Jiji, Chihiro, Sofi, Hauru, Ponyo, e especialmente do Totoro, mas este espaço é dedicado à gastronomia, vamos colocar logo as mãos na massa, né?

Criei esses brigadeiros "espíritos da fuligem" (homenagem aos fofíssimos e misteriosos grãozinhos de poeira que encantam as irmãs Mei e Satsuki no filme Totoro - eles aparecem também em A Viagem de Chihiro) para o meu aniversário de 2011. São brigadeiros fáceis de fazer, só demandam uma certa paciência nos detalhes finais. Então, hoje peço licença para Sally e Sra. Marzipã e invado a confeitaria delas Tongue Out

Ingredientes: 01 lata de leite condensado, o1 colher (sopa) de manteiga, 100g. chocolate ao leite fracionado (ou 04 colheres de chocolate em pó), 01 pacote de biscoito negresco (sem o recheio) triturado, chocolate branco e chocolate ao leite para decorar.

Preparo: Leve ao fogo o leite condensado, a manteiga e o chocolate, em fogo baixo, e mexa sempre até desgrudar do fundo da panela (cerca de 10 minutos). Transfira para um prato untado com manteiga e espere esfriar. Modele bolinhas e passe-as pelo biscoito triturado. Reserve. Derreta o chocolate branco, coloque-o num cartucho de papel (ou bisnaga higienizada) e desenhe pequenos olhos sobre uma folha de papel manteiga. Espere secar bem. Derreta o chocolate ao leite e, com a ajuda de um palito de dente, desenhe as pupilas pretas sobre os globos brancos. Espero secar mais uma vez, destaque-os da folha com cuidado e "cole" com um pouquinho de chocolate derretido no centro de cada brigadeiro. Você também pode desenhar os olhos diretamente no brigadeiro, se achar a etapa acima muito complicada. Coloque os docinhos em forminhas fofas e arrase! Ah, e não se esqueça de assistir ao Totoro hoje, hein?!

brigadeiros-esprito-fuligem.jpg


Maçã do Amor do Penacho (especialmente para Bruxaka ♥)

Se você não aguenta esperar até as festas juninas para provar uma vermelhíssima e crocante maçã do amor, o nosso amigo Penacho tem a solução! Hoje ele vai te ensinar a preparar uma maçã do amor deliciosa, que, claro, é oferecida à sua musa Bruxaka. Vamos ajudá-lo a separar os insumos?

Ingredientes: 06 maçãs, 02 xícaras de açúcar, 1/2 xícara de glucose de milho, 01 colher (chá) de corante vermelho ou groselha.

Preparo: Lave bem as maçãs e seque-as em seguida. Espete um palito de sorvete no ponto onde sai o cabinho da maçã e reserve. Para preparar a calda, coloque os demais ingredientes numa panela e leve ao fogo, sem mexer, até o ponto de bala dura (coloque um pouco da calda num copo d'água, deve-se formar uma bolinha moldável com os dedos). Mergulhe as maçãs na calda e deixe-as secar em assadeira untada. Consuma imediatamente, ou embale em papel celofane e guarde para o dia posterior (sem colocar na geladeira). Ela fica crocantíssima na hora, e tende a amolecer com o passar dos dias. Por isso, faça poucas maçãs e devore-as todas de uma vez, hahahahahahaha.

IMG_0604.jpg

Uma tarde de sol, muito verde, maçãs do amor brotando de todos os cantos e uma companhia adorável. Tem coisa melhor?



Cupcakes de Trúfulas do Lorax

- Cupcake de Baunilha

Ingredientes: 250g. de farinha de trigo, 01 colher (sopa) de fermento em pó, 200g. de manteiga em temperatura ambiente, 250g. de açúcar, 04 gemas, 240ml. leite, 04 claras batidas em neve, essência de baunilha a gosto.

Preparo: Bata as claras em neve. Reserve. Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme branco e fofo. Junte as gemas, uma a uma, batendo bem, e depois adicione a farinha peneirada, alternada com o leite. Retire da batedeira, junte as claras em neve delicadamente, incorporando-as bem. Adicione o fermento e mexa, sempre em movimentos suaves com o fouet, de baixo para cima da tigela, para que a massa não perca a textura aerada. Encha 2/3 de cada forminha de papel com a massa (as forminhas de papel devem estar dispostas dentro de forminhas de metal próprias para cupcake). Asse por 20-25 minutos, aproximadamente. Antes de desligar o forno certifique-se de que os cupcakes estão bem assados, espetando um palito no centro, que deve sair seco. 

- Cupcake de chocolate

Ingredientes: 01 xícara (chá) de açúcar, 1/2 xícara de óleo, 03 ovos, 01 e 1/2 xícara de farinha de trigo, 01 colher (chá) de fermento em pó, 01 colher (chá) de fermento em pó, 01 colher (chá) de bicarbonato de sódio, 1/2 xícara de chocolate em pó, 01 pitada de sal, 100g. de chocolate meio amargo picado.

Preparo: Bata na batedeira o açúcar, o óleo, os ovos, até obter um creme de cor branca. Reserve. Adicione os demais ingredientes, um a um, mexendo cuidadosamente com o fouet para incorporá-los à massa. Despeje nas forminhas individuais, seguindo os passos de preparo da massa de baunilha. Depois de prontos, cubra com merengue suíço.

- Merengue suíço

Ingredientes: 01 porção de clara para duas de açúcar (pesar na balança elétrica)

Preparo: Aqueça a clara com o açúcar em banho-maria, até os grumos do açúcar desaparecerem. Transfira para uma batedeira e bata em potência máxima, até ficar firme. Separe pequenas porções e tinja com corante nas cores desejadas - eu usei apenas corante verde, para dar um aspecto de grama às nossas trúfulas.

- Montagem:

Cupcakes decorados no sabor de sua preferência + Algodão doce em várias cores (são encontrados facilmente em lojas de doces) + Palitos decorados para imitar o tronco das trúfulas (você pode usar pirulitos no estilo candy cane (bengalinhas de açúcar), mas como não os encontrei, utilizei um palito de churrasco decorado com fita adesiva preta.

Voilà! Agora é só chamarmos o nosso amigo Lorax e devorarmos todos esses deliciosos cupcakes. Boa diversão Wink

Lorax_grande.jpg

IMG_0946.JPG


Poção Sanguinária da Nat
levemente adaptada do livro Juju na cozinha do Carlota
 

Ingredientes: 2 xícaras de melancia gelada em cubos; 2xícaras de morangos gelados, bem vermelhos, 2 xícaras de água mineral com gás ou água tônica (na receita original é utilizada a água de coco, mas como por aqui não é unanimidade, fizemos a substituição), 2 colheres (sopa) de açúcar.

Preparo: Lave bem os morangos e retire as folhas. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se quiser fazer um charme na hora de servir (ou deixar o clima mais aterrorizante para o caso do Halloween), decore as taças com calda de morango e adicione pedras de gelo em formatos inusitados - nós usamos caveirinhas e ossos Smile

poo-sanguinria.jpg


Olho-de-sogra, o melhor de todos, de Pelotas

Antes de nos mudarmos para o Sul só conhecíamos aquele olho-de-sogra sem graça que consiste em brigadeiro de massa branca, sem chocolate, envolto numa ameixa caramelizada. Mas um mundo novo descortinou-se ante nossos olhos ao descobrimos os doces de Pelotas e, em especial, o olho-de-sogra. Feito com doces de ovos e muuuuuito coco, a iguaria fica com consistência e gostinho de cocada mole, uma perfeição dos deuses! É claro que eu, a Sally e a Sra. Marzipã, que somos fanáticas por coco, adicionamos uma pitada extra na finalização dos doces. Como diz o meu irmão Guno, prepare-se para um novo sabor na sua vida.

Ingredientes: 200g de ameixa preta (de preferência sem caroço); 100g de coco fresco ralado + 4 colheres (sopa) para a decoração; 1 xícara e meia de açúcar; 1 copo de água; 2 ovos inteiros + 2 gemas; 1 colher (sopa) de farinha de trigo.

Preparo: Leve ao fogo as ameixas, a água e meia xícara de açúcar. Deixe ferver por cinco minutos e reserve. Numa outra panela, misture os demais ingredientes e leve ao fogo baixo. Mexa sempre, até aparecer o fundo da panela. Transfira para um prato untado e espere esfriar. Faça bolinhas com o doce, recheie as ameixas abertas e polvilhe coco fresco para decorar. Prontinho! Agora é só sorrir e aproveitar a maravilha.

olho-de-sogra2.jpg