Livro do dia: O carrossel

Livro do dia: O carrossel

Posted by Kátia

Hoje é comemorado (e eu comemoro muito!) o aniversário daquele que ouso chamar de meu poeta favorito, o alemão Rainer Maria Rilke (1875-1926). Autor de obras inesquecíveis como O Livro das Horas, Elegias de Duíno e Sonetos a Orfeu, Rilke escreve sobre o desencanto, a melancolia e a sensação de não pertencimento ao mundo que o rodeia. 

Difícil é explicar em palavras as coisas maravilhosas que os poemas de Rilke suscitam em mim. Amor. Com certeza. O amor pela arte, beleza e natureza. Rilke enxergava beleza em tudo, basta uma leitura atenta de seus poemas. O andar da pantera enjaulada, o broto verde que celebra o nascimento da hortênsia, a exuberância das paisagens da Rússia (amo!), o estranhamento com o ser humano, a solidão, tudo isso é de uma beleza que faz chorar. 

Aqui temos uma adaptação de uma de suas preciosidades, O Carrossel. O girar da roda, a dignidade dos corceis, um leão bravo que os acompanha...e de vez em quando um elefante branco. A doçura de uma menina montada num cervo e a coragem do menino que montou no leão. 

Imagens delicadas, que convidam a um descanso, a uma pausa nos afazeres para contemplar aquele carrossel, cheio de risos e cores que se misturam. As ilustrações traduzem perfeitamente o espírito do autor, são puramente singelas. Uma maneira perfeita de conhecer o poeta que falava com os anjos. 

O carrossel
Autor: Rainer Maria Rilke
Ilustradora: Isabel Pin
Editora: Berlendis & Vertecchia
Tema: Poesia
Faixa etária: À partir de 07 anos
 
Leia também: Qual é a cor perfeita para pintarmos nossa vida? Para responder a essa e outras perguntas, o protagonista de Escolhas que Brilham (Ed. Callis) dialoga com os maiores artistas da história, entre eles Rodin – de quem Rilke foi secretário.

Minha última imagem do carrossel do Playcenter, saudosismo total
Play2.jpg