Livro do dia: O nariz

Livro do dia: O nariz

Posted by Kátia

“No dia 25 de março, uma coisa rara e estranha aconteceu na cidade de São Petersburgo”...Mas o que aconteceu de tão estranho? O barbeiro Ivan Iákovlevitch acordou bem cedinho, foi comer seu pãozinho de cebola e o que encontrou dentro dele? Um nariz!!!

Logo o barbeiro descobre a quem pertence o nariz e as trapalhadas dele na tentativa de se livrar daquele presente indesejado rendem muitas risadas. Mais engraçado ainda é ver o major Kovalióv levantar da cama, se olhar no espelho e descobrir que estava sem nariz! Desesperado, sai a caminho da delegacia de polícia, e julga encontrar seu nariz, agora no rosto de um conselheiro do estado.

Quando finalmente recupera o bendito, Kovalióv não consegue mantê-lo fixado no lugar certo. Recorre a um médico, que diz que ele ficaria muito melhor sem o nariz. Logo a notícia se espalha, mas como na época as pessoas estavam acostumadas a coisas extraordinárias, recebem o fato como algo habitual.

Um dos contos clássicos da literatura russa, O Nariz foi escrito por Nikolai Gógol entres os anos de 1835 e 1836. Aqui, na versão infantojuvenil, ganha ilustrações coloridíssimas e hilárias de Guenádi Spirin. Para quem ainda não conhece, Gógol foi um dos grandes nomes da literatura de seu país e escreveu livros que se tornariam célebres como Almas Mortas, Taras Bulba e O Capote.

O Nariz
Autor: Nikolai Gogol
Ilustrador: Guenádi Spirin
Editora: CosacNaify
Tema: Humor
Faixa etária: À partir de 10 anos

Leia também: Acho extremamente importante os pré-adolescentes terem um primeiro contato com a grande literatura russa. Por isso, nada melhor do que Guerra e Paz (Ed. Cia. das Letras), de Liev Tolstói, em versão reduzida, para arrebatar de vez os jovens leitores.

Morning in the Pine Tree Forest, do artista russo Ivan Shishkin, 1889
manh-na-floresta-de-pinheiros-ivan-shishkin-1832-98.jpg