Livro do dia: Boniteza silvestre

Livro do dia: Boniteza silvestre

Posted by Kátia

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia e escolhi justamente um livro que começa com uma bela dedicatória: a todos que lutam pela proteção de nossa fauna silvestre. Boniteza silvestre é um livro verde, livre de carbono, ou seja, foi impresso em papel certificado pelo FSC (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal), em gráficas que fazem parte da cadeia de custódia do FSC. 

Além disso, metade dos direitos autorais da venda dos livros é doada à Renctas, uma ONG que combate o tráfico de animais silvestres. O poeta Lalau e a ilustradora Laurabeatriz formam uma bem-sucedida parceria que já dura mais de quinze anos. Liricamente engajados na luta pela proteção ambiental, já lançaram diversos livros sobre o tema, incluindo a maravilhosa série Brasileirinhos, da Cosac Naify, sobre a qual falarei numa outra ocasião. 

O livro do dia faz parte da Coleção Bicho-Poema, cujo objetivo é reverenciar os animais da fauna brasileira ameaçados de extinção. Aqui são homenageados a arara-canindé, o mico-estrela, a coruja-suindara, o cavalo-marinho, a belíssima saíra-sete-cores, o adorável jabuti e um dos animais mais magníficos da criação, o tié-sangue, entre outros. 

No final do livro há a “bichografia”, para as crianças conhecerem um pouquinho mais os animais cantados nas poesias. Eu, por exemplo, descobri através do livro que o falcão-peregrino é umas das aves mais rápidas do mundo: seu mergulho chega a 288 km/hora. Uma belezura de leitura, um deleite visual, uma ótima ferramenta para ensinar aos pequenos o que realmente importa: o amor à natureza e o cuidado com cada pequeno ser que vive nela.

Boniteza silvestre
Autor: Lalau
Ilustradora: Laurabeatriz
Editora: Peirópolis
Temas: Natureza; Poesia.
Faixa etária: À partir de 04 anos. 

Leia também: O que será que os pássaros enxergam lá de cima? Em Sobre Voos (Ed. Manole), mais um trabalho inspirado da dupla Lalau e Laurabeatriz, onze espécies de aves, cada qual em seu próprio habitat, contam segredos sobre a imensidão azul do céu.