Livro do dia: Frankenstein

Livro do dia: Frankenstein

Posted by Kátia

Vocês podem estranhar o título, imaginando uma confusão ou algo do tipo. Mas não, é isso mesmo, o clássico absoluto do horror gótico publicado por Mary Shelley em 1818 - e um de meus livros preferidos desde a adolescência. Porém, a edição que apresentarei hoje não é a densa original e sim uma divertida versão em pop-up, que deve agradar desde os menores até os grandinhos que apreciam arte em papel. É realmente lindo!!! 

Primeiro, vamos à história (acho que todo mundo já conhece, mas farei um breve resumo): Victor Frankenstein é um jovem estudante muito talentoso, filho de um aristocrata suíço, e interessado nas mais diversas áreas como a alquimia e as ciências naturais. Obcecado pelos mistérios da criação, Victor acaba descobrindo o tal segredo da vida e cria um ser monstruoso. Horrorizado, abandona a criatura à própria sorte, fica doente e recebe os cuidados do melhor amigo Henry Clerval. 

Tempos depois, recebe a notícia do assassinato do irmão mais novo William, o que o leva desesperadamente de volta para casa, em Genebra. A criada Justine é acusada pelo crime, mas Frankenstein está certo de que o terrível ato foi cometido pela criatura. Ambos ficam cara a cara novamente e a criatura exige que Frankenstein dê vida a uma noiva para ele, pois não suportava mais viver entre os humanos que o maltratavam. Frankenstein começa a construir uma nova criatura, temeroso pelas ameaças do monstro. Mas, frente ao horror de gerar uma nova vida que poderia ameaçar a espécie humana, Frankenstein desiste e resolve enfrentar as consequências deste ato. Bom, a história não termina aqui, mas vou deixar uma surpresinha para os que ainda não leram o livro. 

Agora quero falar sobre o artista que literalmente deu vida ao monstro de Frankenstein. Sam Ita é um engenheiro do papel e vocês poderão comprovar tudo o que digo no livro. O trabalho dele é magistral! A mansão da família em Genebra, o momento da criação do monstro (e a mudança das expressões faciais de Frankenstein, da surpresa ao terror), o assassinato de Will (o olhar da criatura parece mudar de acordo com os ângulos, fantástico!), a criada na prisão, Frankenstein em busca do monstro no Pólo Norte (com direito a trenó e cães), tudo, tudo mesmo é tão sensacional que no final das contas você dedicará quase tanto tempo ao livro pop-up quanto ao romance. 

Frankenstein (pop-up)
Autora: Mary Shelley
Projeto gráfico: Sam Ita
Editora: Publifolha
Temas: Histórias de arrepiar; Clássico
Faixa etária: À partir de 07 anos 

Conheça também: Eu fiquei tão fascinada pelo trabalho de Sam Ita que resolvi indicar também o site oficial dele, no qual poderão conhecer seus outros trabalhos na literatura infantojuvenil (A Odisseia, Moby Dick, 20.000 Léguas Submarinas), além dos girassois multi-dimensionais inspirados em Van Gogh (amei!!!) e muito mais. Corram ali nos Links Legais e...enjoy it!