Livro do dia: Contos e lendas da Europa medieval

Livro do dia: Contos e lendas da Europa medieval

Posted by Kátia

Num tempo de reis e cavaleiros, servos e soldados, castelos protegidos por muralhas e florestas impenetráveis, a imaginação do homem concebeu os mais incríveis seres e histórias: dragões, lobisomens, poções mágicas, amantes desesperados e vilões impiedosos. Essas histórias sobreviveram graças à tradição oral e chegaram até os nossos dias. 

Neste volume estão reunidos onze contos nos quais o fantástico e o inusitado são os elementos principais. “O cavaleiro lobisomem” trata do apreciado tema de metamorfose. “Pó de pirlimpimpim e chá de sumiço” conta a história de um falso alquimista e golpista nato. “O juiz e o diabo” fala sobre abuso de poder e “Não dê sua parte aos cães” versa sobre a importância da moderação à mesa. 

Na linha dos romances de cavalaria surgem histórias como a de “Rolando orgulhoso”, um impetuoso e violento cavaleiro que se apaixona por uma princesa sarracena durante uma batalha. Em “O hábito não faz o monge” o terrível conde Guillaume Ferrabrás tenta expiar sua vida de crimes e pecados entrando para um monastério. “A bela, o bravo e a besta” retoma o mito de São Jorge enfrentando o dragão. “Fata Morgana” acompanha o encontro de dois jovens com o lendário Rei Artur e sua meio-irmã Morgana, a dama do Monte Gibel. 

Entre os meus preferidos estão: “Uma terra de sonho” sobre o mítico país da Cocanha (eu sempre sonhei em atravessar a ponte de pão de mel); “O coração comido”, uma história trágica sobre amor e ciúme obsessivos; e a melhor de todas “Correm, correm as lágrimas do mundo”. Aqui encontramos os deuses escandinavos Odin, Baldr, Frigg e Loki. Atormentado por pesadelos, o belo Baldr conta seus temores aos pais. A mãe pede a todas as criaturas de Asgard que não causem mal ao filho. Dispensa apenas o juramento de um inofensivo broto de visco e isso é o suficiente para o invejoso Loki armar sua vingança. Grande aventura! 

Contos e lendas da Europa medieval
Organizador: Gilles Massardier
Ilustrador: Arnauld Rouèche
Editora: Cia. das Letras
Temas: Aventura; Fantasia.
Faixa etária: À partir de 10 anos.

Assista também: Na Europa medieval, um ladrão escapa das masmorras de Áquila e acaba se tornando o elo de ligação entre dois amantes amaldiçoados. Durante o dia a moça se transforma num falcão e à noite seu amado vira um lobo. Cavaleiros, monges e feiticeiros se encontram neste que é um dos maiores clássicos da Sessão da Tarde, O Feitiço de Áquila (Ladyhawke, 1985).