Livro do dia: Gourmet

Livro do dia: Gourmet

Posted by Kátia

Hoje é o último dia do apetitosíssimo Festival do Japão e daqui a pouco irei pra lá, mas antes tenho que compartilhar um mangá que vai te deixar com água na boca, louco de vontade de conhecer intimamente a culinária japonesa. É sério. Gourmet tem um enredo simples: partimos numa andança com um homem que trabalha em vendas, mas o que importa aqui não é a profissão dele, e sim os intervalos que ele faz para se deliciar com a comida.

Estruturado em capítulos que levam nomes de pratos e das cidades/províncias que o personagem visita, nos sentimos verdadeiros estudantes de gastronomia em busca dos melhores restaurantes, na maioria das vezes desconhecidos, sejam eles casas de rodízio de sushi (chamadas de kaitenzushi) ou lamerias (restaurantes que vendem o lámen, macarrão japonês com ervas, legumes e carne de porco ou peixe).

O protagonista é um homem tímido, reservado, recatado (é inspirado no próprio autor da obra) e muitas vezes tem dificuldade para adentrar sozinho nos restaurantes, como por exemplo numa confeitaria, que geralmente é frequentada por grupos de mulheres. Mas, apesar de sua aparência séria, ele louva a comida, entrega-se totalmente ao ato da alimentação, quase como num ritual, e o mais legal de tudo é que ele ama doces (eu também!). Aos poucos vamos conhecendo fatos passados da vida dele, como o relacionamento com as ex-namoradas, viagens, e sua época como estudante. Ainda assim, a comida é a estrela principal.

Eu, como grande fã da comida japonesa, mal me contive durante a leitura, é realmente um festival para os olhos e o estômago. E através do mangá conheci uma infinidade de hábitos e pratos da culinária ainda mais magníficos como o butaniku itame rice (refogado de porco com arroz), as conservas conhecidas como oshinko (a de berinjela parece divina), o tsukimi oroshi udon (macarrão udon – o melhor – com ovo cru e nabo ralado) e, muito, muito mais. Sem contar as descrições de cada prato que o protagonista faz, altamente instigantes. Olha que dá tempo de ler o mangá e ir correndo para um restaurante japonês. Bom apetite!

Gourmet
Autor: Jiro Taniguchi
Ilustrador: Masayuki Qusumi
Editora: Conrad
Temas: Quadrinhos; Gastronomia
Faixa etária: À partir de 10 anos

Assista também: Se tem uma cozinha que admiro tanto quanto a japonesa é a mediterrânea. O filme Tempero da Vida (Politiki Kouzina, 2003), conta a história do menino grago Fanis, que desenvolveu a paixão pela culinária ao lado do avô, o turco Vassilis, um mestre das especiarias. Só de pensar nas iguarias preparadas no filme, o meu estômago já troveja, hahahaha. Lindo filme, fala sobre amor, nostalgia e todas as incríveis sensações e lembranças que só a gastronomia nos traz.