Livro do dia: Contos de lugares distantes

Livro do dia: Contos de lugares distantes

Posted by Kátia

Hoje quem escreve esse post não sou eu, e sim meu coração, porque falar sobre Shaun Tan é falar sobre o Amor. Exagero? Não se vocês já estão acostumados com os meus textos passionais cheios de adjetivos. E mil vezes não se vocês conhecem o trabalho do australiano Shaun Tan (leia outro texto sobre ele aqui). 

Contos de lugares distantes é seu único livro de contos, então aproveite bem, beba cada uma de suas palavras. Tan costuma se expressar através de sua soberba arte e fiquei extremamente ansiosa quando soube do lançamento deste livro de textos. Não que a arte não esteja presente aqui, nossa, como está! Palavras e imagens se entrelaçam no conto do búfalo que sempre aponta o caminho certo e também na história de um tímido estudante de intercâmbio. Uma vizinha amargurada que quebra brinquedos, um dugongo (parente do peixe-boi, bicho adorável!) que aparece no meio de um jardim, o avô que enfrentou no passado uma prova complexa para poder casar-se com sua noiva. São histórias de fantasia, de lugares anônimos que nos deixam a pensar: bem que poderiam existir... 

A arte vira papel rasgado para narrar uma história de extrema relevância: para onde vão os poemas que escrevemos e depois descartamos por medo ou vergonha? Lendo esses belos relatos, você também irá descobrir como fazer seu próprio animal de estimação, porque “até as coisas mais indesejáveis podem virar um bicho de estimação perfeito”. Há também uma família que encontra um paraíso perdido no sótão de casa. 

A melancolia também faz parte do livro, como nos contos do povo graveto e o do velório do cachorro, a inocência e a fragilidade contrapostas pela bestialidade dos seres “humanos”. Lindo de chorar, lindo de sorrir, lindo de sentir, lindo de ler e reler, tão lindo que merece compartilhar seu espaço apenas com os corações mais sensíveis à beleza. Se você tem um coração grande assim, conheça Shaun Tan. 

Contos de lugares distantes
Autor/ilustrador: Shaun Tan
Editora: Cosac Naify
Temas: Fantasia; Preconceito; Medo
Faixa etária: À partir de 07 anos 

Leia também: Os coelhos invadem uma terra desconhecida e a exploram, matando suas árvores e aterrorizando sua população. Qualquer semelhança não é mera coincidência! The Rabbits (Ed. Simply Read Books) tem texto de John Marsden e arte, claro, do querido Shaun Tan.

Hora do chá no Clube da Leitura ♥♥♥♥♥
reading-group.jpg