Livro do dia: Strega Nona - A avó feiticeira

Livro do dia: Strega Nona - A avó feiticeira

Posted by Kátia

Hoje é o Dia da Gula, e é claro que já comecei a comemoração com a melhor coxinha do mundo, a coxinha da Tia Júlia, aqui de Guarulhos. Depois teve melancia - em sua homenagem, Magali! - e no final da tarde haverá mais. Logo começarei os preparativos do molho ao sugo da minha nonna Rosa e, justamente por isso, escolhi um livro que fala de uma vovó feiticeira, que prepara comidas encantadas e faz um macarrão como ninguém. Delícia pura!!! 

Strega Nona é um conto clássico italiano recontado por Tomie de Paula em 1975 (ele foi agraciado com o Caldecott Honor em 1976 por conta desta obra, que também está na lista dos 100 melhores livros ilustrados de todos os tempos). Há muito, muito tempo atrás, Strega Nona vivia numa cidadezinha da Calábria. Todo mundo comentava a seu respeito, principalmente sobre sua inclinação à arte da bruxaria. Ainda assim, procuravam-na quando encontravam-se com problemas, inclusive o padre e as freiras do convento, porque Strega Nona tinha mesmo um toque mágico. Ela sabia curar dores de cabeça com óleo, água e um grampo. Fazia poções especiais para as moças que queriam arranjar marido. E sempre conseguia acabar com as verrugas. 

Entretanto, Strega Nona estava ficando velhinha, por isso decidiu arrumar um ajudante, Antonio, o “Tonhão”. Ele passa a auxiá-la nas tarefas de casa, mas fica proibido de chegar perto do caldeirão de macarrão. Mas é claro que ele espia Strega Nona durante o preparo do macarrão e descobre que o caldeirão é mágico. Ele a ouve recitar o feitiço:

Borbulha, borbulha, caldeirão.
Cozinha a massa e o macarrão.
Estou com fome e está na hora de jantar.
Cozinha o bastante para me alimentar.

Chega, chega, caldeirão.
Já está pronto meu macarrão.
Por isso se acalme, meu caldeirão fevente,
Até que eu tenha fome novamente.

Porém, perde uma parte importantíssima do ritual: depois do feitiço, a querida bruxinha joga três beijinhos para o caldeirão. E assim, quando Strega Nona viaja através da montanha para encontrar sua amiga Strega Amélia, ele faz a magia e o caldeirão começa a preparar o macarrão. Ele consegue alimentar a cidade inteira, mas quando repete o feitiço para o caldeirão parar de funcionar, dá tudo errad0! E a cidade é invadida por um incontrolável mar de macarrão. Somente Strega Nona pode consertar esta confusão, e é claro que ela dará uma bela lição no intrometido do Tonhão! Nossa, deixe-me correr para preparar o meu macarrão, porque agora bateu uma fome danada. Feliz Dia da Gula, aproveitem bastante!

Strega Nona - A avó feiticeira
Autor/ilustrador: Tomie de Paula
Editora: Global
Temas: Gastronomia; Fantasia; Contos populares
Faixa etária: À partir de 04 anos

Leia também: Para comemorar o Dia da Gula ao lado dos pais e preparar pratos saudáveis, uma boa pedida é Gastrokid - O Livro da Gastronomia Infantil (Ed. Global), onde a criançada aprende a utilizar os mais diversos vegetais em preparações como purê de couve-flor e salada de milho grelhado, entre outras. 

Strega Nona e Tonhão em versão marionete, por Paul Mesner Puppets
Strega_2.jpg