Livro do dia: Mini Larousse dos bombeiros

Livro do dia: Mini Larousse dos bombeiros

Posted by Kátia

Hoje é o dia do meu herói supremo, o Dia do Bombeiro! Lembro-me perfeitamente deste dia tão especial, há quase trinta anos atrás quando andei no caminhão dos bombeiros numa comemoração escolar e decidi que esta seria a minha profissão. Infelizmente, não segui a carreira, mas continuo admirando-a acima de todas as outras. Então é lógico que o livro do dia seria uma homenagem aos soldados do fogo. 

O mini Larousse é uma mini enciclopédia temática – que inclusive tem outros volumes bem interessantes como Dança, Reciclagem, Língua Portuguesa, etc – e aqui acompanhamos o dia a dia do bombeiro, começando por seu uniforme e a movimentação do quartel. Sua farda inclui uma roupa especial que o protege das chamas, capa, calça, faixas coloridas para ser visto à noite e na neblina, balaclava (capuz de segurança), capacete, botas de couro reforçadas, luvas, cinturão, cordas para escalar, ufa, e um machado para derrubar portas. Uau! 

O corpo de bombeiros possui uma infinidade de veículos para resgate, entre eles o caminhão (que você pode ver em detalhes no livro), o helicóptero e o avião anfíbio. Várias situações em que os bombeiros atuam são demonstradas também, como incêndios em ambientes fechados (residência, por exemplo) ou abertos (florestas) e resgate no caso de acidentes de trânsito. 

Mas a parte mais legal do livro fala sobre os bombeiros especializados e sua atuação ao redor do mundo. Eles estão nos aeroportos, nos mares, salvando as pessoas de barco depois de uma inundação ou auxiliados por cães tão guerreiros quanto eles após um terremoto ou avalanche. Os bombeiros são seres humanos abençoados e merecem não apenas nosso respeito ou carinho, eles merecem reconhecimento também. Deixo aqui meus aplausos para todos os bombeiros do Brasil e do mundo :D 

Mini Larousse dos bombeiros
Autor: Pascale Estellon
Ilustrador: Robert Barborini
Editora: Larousse Júnior
Tema: Profissões
Faixa etária: À partir de 04 anos 

Leia também: O amado cachorro vermelho Clifford vai visitar o seu irmão Nero, que é bombeiro, e acaba se envolvendo em diversas situações de fogo e perigo em Clifford, o cachorro bombeiro (Ed. Cosac Naify). Mas não se preocupe, no final das contas ele se torna um grande herói.