Livro do dia: World of Geekcraft

Livro do dia: World of Geekcraft

Posted by Kátia

Feliz Dia da Toalha, pessoal! Hoje é celebrada essa data de total orgulho nerd, como já vimos anteriormente aqui. Nós do Happy Sally somos nerds e aficionados por trabalhos manuais, por isso o livro do dia une essas duas paixões. Antes de começarmos, porém, uma recomendação: os projetos apresentados no livro devem ser realizados com a supervisão de um adulto, porque envolvem materiais cortantes e coisas deste tipo. Dito isso, mãos à obra! O adorável manual craft desenvolvido por Susan Beal – que é fanática por Harry Potter, Star Wars e Coraline – tem o título inspirado no game colaborativo World of Warcraft e é claro que um dos primeiros projetos é justamente uma tote bag do jogo feita com recortes de feltro. Uma graça. 

Os projetos, aliás, são organizados por grau de dificuldade, indo de Not a Jedi Yet (fácil), One Up (médio) até Warp Speed (avançado). Ao lado de Susan estão crafters talentosíssimos que nos dão suas “receitas” passo a passo e também contam algumas de suas memórias nerds mais antigas. Na categoria fácil estão os imãs de geladeira que imitam os balões de quadrinhos Pow! Zap!, confeccionados em feltro; os pratos do sistema solar, feitos com imagens impressas dos planetas sobre pratos de cerâmica e um bordado em ponto-cruz do antigo joguinho de computador Oregon Trail. Mas o tema favorito desta fase inicial é Star Wars, com seus terrários lindos que levam para dentro de potes de vidro toda a vastidão do deserto de Tatooine, a vida congelante do planeta Hoth e a exuberância das florestas de Endor. Eu que sou fascinada pelos Ewoks desde criança fiquei empolgadíssima para trabalhar neste projeto. Fofo demais. 

Muito legal também é saber um pouquinho sobre a vida desses artistas nerds e se reconhecer no menino fanático que não saiu do pé de George Takei (que interpretou Sulu na série original de Star Trek) até ter seu livro autografado ou o outro que quase desmaiou ao dar de cara com a Tenente Uhura numa convenção de quadrinhos. Também teve o adolescente que se sentiu o maioral ao usar uma fantasia de Domo numa festa de Halloween e a grávida de sete meses que pintou o deus Cthulhu no barrigão. Que máximo! Outro nerd de carteirinha passou sete horas numa fila para comprar um bonequinho exclusivo de George Lucas. E mais um outro saudosista relembra os dias de infância ao lado do pai, rpgista inveterado, que além de tudo lia O Hobbit e O Senhor dos Anéis para o filho antes de dormir. Eu serei repetitiva se disser que esse livro é puro amor? Senti-me super representada por essa turma aí.

Bom, mas retornando aos crafts, os níveis médio e avançado trazem projetos ainda mais fantásticos e inspiradores. A cada página virada, um grito não reprimido de “Eu PRECISO fazer”! Só para citar alguns dos mais bacanas tem o conjunto de brinco e colar do d20; um “cinto de utilidades” para guardar o seu wii-mote; um figurino do Harry Potter para bebês (com direito a cachecol, vassoura e a coruja Hedwig, coisa preciosa, vou fazer para a minha sobrinha ♥); uma assustadora caixa de costura da Coraline; um mosaico inspirado no filme O Dia em que a Terra Parou; uma colcha de retalhos com mensagem secreta em código Morse; uma capa para livro em tecido, bordado com um robozinho vintage...e mais, muito mais. Aqui tem dicas para todo mundo que curte as artes manuais, não importa se a sua preferência seja costura, tricô, pintura, bordado, marcenaria, patchwork, etc, etc. Trabalhar com as mãos na criação de coisas belas é das atividades mais relaxantes e prazerosas que existem. Se for pra presentear alguma pessoa querida então, o prazer se multiplica por dez. Aproveite esse dia incrível para espalhar beleza por aí. E não se esqueça de levar sua toalha!!! 

World of Geekcraft
Autora: Susan Beal
Ilustrador: fotos de Jay B. Sauceda
Editora: Chronicle Books
Temas: Livro de atividades; Arte
Faixa etária: A partir de 07 anos 

Crie também: Que bom que começamos a Semana do Brincar com as mãos na massa! Agora que você já mergulhou de cabeça no mundo maravilhoso das artes manuais, a dica é Star Wars Origami (Workman Publishing Company), para aqueles que não dispensam uma boa dobradura de papeis. São 36 projetos vindos de uma galáxia muito, muito distante e que te ensinam a fazer desde os personagens mais fáceis como Han Solo, C-3PO e Chewbacca até um Jabba The Hutt nível Jedi Master. Sensacional.

Totoro, com sua toalhinha a tiracolo, já está preparadíssimo para a celebração Wink
totoro-dia-da-toalha5.jpg