Livro do dia: O menino poeta

Livro do dia: O menino poeta

Posted by Kátia

Oba, hoje é Dia do Poeta, e é claro que fui logo escolhendo o livro de uma das minhas poetas preferidas para celebrar a ocasião. Henriqueta Lisboa (1901-1985), mineira inspirada, premiadíssima, me conquistou logo de cara, ainda criança, quanto tive o prazer de ler o seu poema A menina selvagem. Não posso dizer com certeza, mas tenho a impressão de que foi o primeiro contato que tive com a poesia. Tudo me encantou naquele poema e naquele momento senti que eu era a própria menina selvagem, aquela que veio da aurora, acompanhada de pássaros, com cabelos molhados de orvalho e tinta de magnólia escorrendo pelas faces. Imagina só como eu fiquei encantada! Eu sonhava com a menina selvagem e devo ter inventado muitas histórias sobre ela. 

Bom, o tempo passou e outras leituras entraram na minha vida. Mas a minha relação com a poesia sempre foi muito intensa, não importa onde eu esteja ou que espaço habite, sempre haverá um cantinho (hoje é um “cantão”) especial no qual todos os meus livros de poesia ficam guardadinhos, bem pertinho de mim, ao alcance da mão. Posso dizer então, que Henriqueta Lisboa faz parte da minha vida, às vezes ela passa algum tempo quietinha, mas de repente sopra algo no meu ouvido, um segredo, um sussurro, um carinho, nunca sei ao certo. Daí eu vou até o cantinho da poesia e a trago para o meu lado, uma vez mais. Faço isso com todos os poetas que amo. E hoje o dia está perfeito para falar sobre isso. 

O menino poeta é uma reunião de poemas infantojuvenis, lançada pela primeira vez em 1943. São impressões de uma criança que poderia ser você ou eu (sim, eu me considero criança!) sobre um cavalinho de pau que voa feito um furacão, uma lagoa vítrea que reflete o mundo ao seu redor, o menino guloso que come todas as frutas do pomar, uma dança apaixonada de um beija-flor e uma menina, a riqueza de um instante de repouso, o grito ecoante de um papagaio, um pequenino que reconhece o valor de sua paineira e outro que se encanta com uma estrela do mar. 

E o menino poeta?
“O menino poeta
não sei onde está.
Procuro daqui
procuro de lá”... 

Com certeza você vai encontrar muito mais do que o menino poeta neste livrinho que para mim é um tesouro. A minha edição é bem antiga, de 1985, a capa está um pouco amarelada e as páginas levemente onduladas de tanto manuseio. É um livro muito amado. Mas, se você ainda não tem o livro, nem pense em ficar triste: a edição atual conta com ilustrações do digníssimo senhor Nelson Cruz. Ou seja, tão valiosa quanto a antiga, e prontinha para ser amada. Só falta você ir ao encontro de Henriqueta. 

O menino poeta
Autora: Henriqueta Lisboa
Ilustrador: Nelson Cruz
Editora: Peirópolis
Temas: Poesia; Universo infantil
Faixa etária: À partir de 04 anos 

Leia também: Vai parecer que eu favoreço as moças poetas, mas o que eu posso fazer, elas são demais! Se você quer começar a treinar o seu espanhol, a minha dica é Gabriela Mistral para Niños (Ed. De La Torre), com poesias da minha grande musa chilena que arrebatarão desde os mais pequeninos. Linda!!!

Portrait of a Lady in a Lakeside Setting, por Charles-Amable Lenoir
portrait-of-a-lady-in-a-setting-by-charles-amable-lenoir.jpg