Livro do dia: Meu livro de artes

Livro do dia: Meu livro de artes

Posted by Kátia

Nestes meus últimos dias de estadia em São Paulo, bateu uma saudade louca da minha companheirinha de travessuras, Nat. São livros, filmes, brincadeiras, projetos de arte, crafts para a escola, nail art, muuuuitos bolos e cupcakes, surpresas para os familiares e mais. Sinto falta da energia dela: quando estou ao lado da pequena, minha alegria triplica. Por isso, escolhi hoje um livro que nos acompanhará por um longo e belo caminho, uma caixinha de surpresa cheia de ideias malucas inspiradas em quadros de grandes mestres da pintura. Mãos à obra, pessoal!

Primeiramente, algumas dicas básicas para organizar seu ateliê. Que tal reservar um cantinho do quarto para guardar seus materiais? Eles podem ser sucatas do consumo diário da casa, como garrafas plásticas, rolos vazios de papel absorvente ou alumínio, caixas de ovos, copinhos de iogurte, etc e tal. Podem ser também objetos encontrados em seu jardim, ou na praia, ou ainda aqueles lindos itens de costura de sua mãe, avó ou prima, como botões, linhas, recortes de tecidos e fitas. Tenha sempre em seu ateliê papeis das mais diversas cores e gramaturas, tinta guache, acrílica ou aquarela, cola, lápis, canetas e pinceis. E fique à vontade para coletar os materiais mais malucos que aparecem na sua frente, deixe sua imaginação dar piruetas por aí, sempre.

O livro do dia traz projetos muito originais e apresenta diversas técnicas. Começamos com uma pintura rupestre, que leva terra, carvão, galhos, giz e até um pigmentador natural a base de frutas vermelhas. Show! Depois passamos para a arte dos aborígenes australianos, que contam as histórias de sua cultura por meio de obras que evocam o antigo mito do “Tempo do Sonho”. Aqui utilizamos uma pedra como base, sobre a qual desenhamos um animal a lápis e o pintamos com tinta acrílica. O toque de mestre fica por conta do acabamento, com pontilhados coloridos por toda a superfície da pedra. Lindo demais. Há ainda a possibilidade de confeccionarmos máscaras africanas, a partir de papelão, corda, pinhas e frutas secas! É muita criatividade rolando solta dentro e fora das páginas do livro, basta você exercitar sua paciência e determinação. O plano é você se programar a longo prazo, trabalhando diariamente com muito amor na realização de sua obra-prima.

Bom, finalmente adentramos no universo dos grandes mestres e o primeiro quadro apresentado é nada menos do que um Arcimboldo. E como iremos reconstruí-lo? Com frutas, verduras e legumes, claro! Este é, provavelmente, o meu projeto preferido do livro. Delicioso, em todos os sentidos. Em seguida, surge o grande Hokusai e sua técnica de xilogravura. Seguimos os seus passos, entalhando em isopor, por que não? No nosso belo desfile de gênios da pintura, surgem, como que por encantamento, Edgar Degas, Vincent Van Gogh, Henri Rousseau, Vassili Kandinsky, Paul Klee, Diego Rivera e até Andy Warhol. As possibilidades de composição são infinitas. Um livro mágico, de verdade.

Meu livro de artes
Autores/ilustradores: Sonia Moore (designer), Will Heap (fotógrafo)
Editora: Publifolinha (projeto original Dorling Kindersley)
Temas: Arte; Livro de atividades
Faixa etária: A partir de 04 anos

Conheça também: A ótima coleção da editora Moderna Conhecendo o Ateliê do Artista traz quatro detalhados volumes, Desenho, Escultura, Gravura e Pintura. Aqui você travará contato com artistas das áreas citadas e desenvolverá ainda mais suas habilidades para trabalhar com materiais específicos. Quem sabe, numa dessas páginas, você encontra sua verdadeira paixão...

Aventuras de uma jovem (1922), um de meus quadros preferidos de Paul Klee ♥
paul_klee-young-ladys-journey.jpg