Livro do dia: Papai tatuado

Livro do dia: Papai tatuado

Posted by Kátia

Feliz Dia dos Pais para o meu, o seu e todos os papais do mundo! E que felicidade que é estar pertinho do meu Pepe nesse dia, não dá nem para descrever a sensação, depois de anos curtindo essa data – e enviando bons sentimentos - à distância. Hoje é um dia mais do que especial e vou aproveitar cada segundinho dele. Especial porque eu tenho a honra e o privilégio de cozinhar ao lado de meu pai (e que costelinha maravilhosa ele fará para os sortudos filhos, yummy!!!) e também porque estarei com o meu maninho Marcelo que agora é papai de duas princesas. Alegria pura!!! Então é isso, viva plenamente esse dia na companhia de seu super-herói, construa lindas memórias e, se por acaso esse ano for você quem estiver passando o Dia dos Pais longe dele, mande todas as mais belas e amorosas energias, ele certamente merece! 

O livro do dia conta uma história super original de um papai marinheiro que passa bastante tempo longe de casa. Mas ele torna inesquecível cada momento na companhia do filho, seja preparando uma deliciosa samosa de frango, contando uma piada ou compartilhando uma das fabulosas histórias de suas tatuagens, que lhe cobrem o corpo da cabeça aos pés. Essa é a forma que o pai encontrou de estar sempre com o filho. Ele narra sua vida e suas viagens e dá um jeitinho de estar com ele em todas as fases de seu crescimento. Ele é criativo, divertido e meio maluquinho – parece muito o meu pai – e manda até cartinhas para contar experiências marcantes que lhe renderam essa ou aquela tatuagem (isso sem falar no visual old school do livro, lindeza total!). 

Mas vamos lá, o papai tatuado começa contando a história de Pim Tiger, um tigre de dois rabos que atacou a tripulação de seu navio numa ilha selvagem. Pim Tiger tinha pelagem brilhante, três metros de comprimento do focinho ao rabo e “pelo branco dos olhos dele corriam veias vermelhas que pareciam rios”. Assustador! O pai tatuado é salvo de uma maneira inusitada pelo amigo Samsun e esse fato acaba rendendo outra tatuagem, homenageando o seu salvador, claro! O filho ouve atento à história de vida de Samsun, que fora um tratador de animais no zoológico. Ele tivera uma amizade especial com o elefante Mahler, que comia laranjas de suas mãos e era tão guloso que até roubara uma casquinha de três bolas de sorvete de chocolate de um visitante do zoo. A recordação dessas histórias era a única coisa que fazia Samsun sorrir. 

O pai também relata histórias da vida em família e explica como acabou ganhando uma tattoo em forma de tenda de circo. No primeiro encontro com a mãe do garoto, o casal fora ao circo e vivera uma incrível aventura: depois de encontrar uma sábia vidente que lhes garantiu que teriam um filho chamado Pierre, eles assistiram ao show do pistoleiro que, enlouquecido, acabou atirando na direção deles! Mais absurdo ainda: o pai os salva agarrando a bala com a mão. Surpreendentes também são as histórias de perigo mortal envolvendo o filho – e que obviamente renderam tatuagens ao pai. Numa delas o garoto, ainda bebê, era raptado por um cachorro e só foi devolvido graças à lábia do pai, que prometeu lhe ensinar a pescar (!). O menino fica encantado com as histórias que o pai lhe conta – histórias essas que mais parecem saídas de contos de fadas. O que importa não é a veracidade delas e sim a capacidade de envolvimento e a vontade de estar junto em todos os momentos possíveis. Se você também agarra esses momentos com força, irá amar esse livro. Que tal fazer uma surpresa e lê-lo para o seu pai? É isso, recado dado, mas tenho mais um para o meu pai: Te amo! Feliz Dia dos Pais!!! 

Papai tatuado
Autor: Daniel Nesquens
Ilustrador: Magicomora
Editora: WMF Martins Fontes
Temas: Amor; Família; Aventura
Faixa etária: A partir de 07 anos 
 
Assista também: Um filme que retrata um pai que passa longos perídos longe de casa – e que também é um excepcional contador de “causos” – é Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003), dirigido por Tim Burton. Aqui o filho, vivido por Billy Crudup, tenta se reconectar com o pai (Albert Finney), que insiste que todas as histórias fantásticas contadas ao longo de sua vida são verdadeiras. Cabe agora ao filho mergulhar nesse universo de gigantes, bruxas videntes, lobisomens, irmãs siamesas e um amor que parou literalmente o tempo – o de sua mãe. Mil vezes lindo. 

Acho que o meu pai bem que gostaria de ter uma tatuagem de coruja...
papai-tatuado3.jpg