Livro do dia: Eduarda na barriga do dragão

Livro do dia: Eduarda na barriga do dragão

Posted by Kátia

Adoro, adoro o Caio Riter, que foi uma das minhas grandes descobertas aqui do Sul. Hoje falarei sobre Eduarda, que é uma menina linda, com dois olhos que parecem bolitas de vidro, cabelos pretos e sorriso cheio de luz. Mas cadê o sorriso de Eduarda? Está escondido junto com ela, dentro da barriga do dragão. 

O dragão é assustador (ele se parece um pouco com um crocodilo, ai que medo!!!), com dentes enormes e serrilhados, pele esverdeada cheia de escamas. Na realidade, Eduarda não vê muito o dragão, já que mora dentro dele. Mas quando o monstrengo abre a boca, aí sim ela fica com medo. Medo do que vê lá fora. Daí Eduarda corre para baixo da cama junto com suas bonecas. Todas unidas, encolhidas de pavor.  

O que a menina vê fora da barriga do dragão é muito pior do que o fato de viver lá dentro. Eduarda olha para fora e vê o mundo como ele é: as pessoas brigando na rua, matando umas às outras, árvores destruídas, animais maltratados, um choro sem fim que rola pelo ar e atravessa oceanos. 

Mas então ela começa a se lembrar de coisas lindas que também existem lá fora. A chuva e a sensação de receber as primeiras gotas vindas do céu, diretamente no rosto. O vento acariciando as suas tranças...e de repente, ela sente uma vontade incontrolável de ver o mundo novamente. É uma parábola sobre a violência e a esperança. Livro lindo e emocionante. 

Eduarda na barriga do dragão
Autor: Caio Riter
Ilustrador: Elma
Editora: Artes e Ofícios
Tema: Medo
Faixa etária: À partir de 04 anos.

Leia também: A violência na forma de pobreza está presente na história de Zefa e Edileusa no livro A Força da Vida (Ed. Moderna), lindamente ilustrado pelo meu ídolo-mor Odilon Moraes. A perseverança e a solidariedade podem sim mudar uma vida.