Livro do dia: As meias dos flamingos

Livro do dia: As meias dos flamingos

Posted by Kátia

No último post falamos sobre artistas argentinos e hoje continuamos o tour pela América do Sul, desta vez apresentando um autor uruguaio pelo qual tenho verdadeira admiração, Horacio Quiroga. Ele escreveu um dos meus livros preferidos (a saber, Contos de Amor, de Loucura e de Morte), e atuou como fotógrafo, professor, fazendeiro, inventor, caçador e juiz de paz. Seus contos geralmente flertam com a literatura fantástica, trilhando um caminho antes percorrido pelo magistral Edgar Allan Poe. 

As meias dos flamingos é uma fábula que faz parte de um livro infantil onde todos os protagonistas são animais (leia mais na dica do dia). Aqui, conhecemos a lenda dos flamingos e o motivo pelo qual suas belas patas tornaram-se avermelhadas. Tudo começa com um baile organizado pelas cobras. Elas convidam todos os animais da selva, incluindo os peixes, os sapos, os jacarés, e, claro, os flamingos. Os animais começam a se arrumar para a festa: os jacarés fazem colares de bananas e os sapos, mantas de escamas de peixe. As anfitriãs, então, estavam esplêndidas. Cada cobra vestia uma roupa de bailarina idêntica à sua cor e, quando dançavam, arrancavam suspiros e aplausos enlouquecidos dos convidados. 

Ah, mas os flamingos, esses não sabiam se enfeitar mesmo. Naquele tempo suas patas eram brancas, mas seus bicos tortos e compridos eram os mesmos. Pouco inteligentes, com uma criatividade beirando o zero, os flamingos só sabiam olhar e invejar os companheiros de festa, em especial as cobras coral, que trajavam longuíssimos véus de filó vermelhos, brancos e pretos. Um absurdo de lindas! 

Então, os flamingos têm a brilhante ideia de procurar meias listradas de vermelho, branco e preto, para que as corais se apaixonassem por eles. E assim levantam voo em bando, batendo de porta em porta nos armazéns do povoado. Mas é claro que ninguém tinha as benditas meias. Até que encontram um tatu mal intencionado, que os leva a sua cunhada coruja. A coruja lhes prega uma peça daquelas, entregando-lhes peles reais de coral e dizendo se tratar das tais meias. A sua única recomendação era: dançar até não poder mais. “Dancem sem parar um só momento, dancem de lado, de bico, de cabeça, como vocês quiserem; mas não parem um só momento, porque ao invés de dançar vocês vão é chorar”. Será que os tolos flamingos perceberão o erro a tempo ou as corais irão devorá-los? Escolha o seu “time” e fique na torcida. Dançando, por via das dúvidas. 

As meias dos flamingos
Autor: Horacio Quiroga
Ilustrador: Fê
Editora: Larousse
Temas: Contos populares; Natureza
Faixa etária: À partir de 04 anos 

Leia também: Agora que você já conhece os flamingos e as cobras coral, continue adentrando na floresta de Horacio Quiroga, com Contos da Selva (Ed. Iluminuras). Neste passeio você encontrará um papagaio falastrão, uma tartaruga solidária, um veadinho incauto, uma abelha esperta e muitos outros animais tão familiares para nós, sul-americanos. Educativo e muito, muito agradável.

O "taco" de toque-emboque de Alice no País das Maravilhas, possivelmente o flamingo mais famoso da literatura [Ilustração de John Tenniel]
Alice_par_John_Tenniel.png