Livro do dia: Era uma vez três...

Livro do dia: Era uma vez três...

Posted by Kátia

Hoje é dia de falar sobre uma coleção que eu amo de paixão, Arte Para Criança, que começou com uma ideia de Donatella Berlendis para introduzir os pequenos no mundo encantado das artes plásticas. Ela pensou de primeira em Volpi, que carinhosamente lhe confessou que “o que eu mais queria na vida era ver minha obra nas mãos das crianças”. Ana Maria Machado, queridíssima, logo abraçou o projeto e contribuiu com seu conto. E assim nasceu a série, lá no comecinho dos anos 80 (a primeira edição é de novembro de 1980), e hoje conta com dez títulos, sempre unindo um grande nome das nossas letras a um nome idem das nossas artes plásticas. 

Era uma vez três...triângulos que desejavam ser muitas coisas na sua vida geométrica quase infinita de possibilidades. O Um queria ficar lá no alto do céu. O Dois queria ter luz e o Três queria tudo ao mesmo tempo e não conseguia resolver (me identifiquei muito com o Três, hahahahahaha). Então lá vai o Um, que se transforma em papel de seda vermelho e vai trabalhar numa pipa, perto do céu, como ele tanto sonhou. Mas a pipa se enrosca numa árvore, fica destruída e o Um vira bandeirinha de mastro, enfeitando o coreto. Num belo dia, uma menina de trança o vê e o leva para guardar na sua gaveta de bricabraque. Foi-se o Um. 

O Dois decidiu ser de vidro azul, já que queria tanto brilhar. Foi trabalhar numa bandeira de janela, numa vidraça colorida, dessas que se usavam nos tempos de antigamente. Os anos vão passando, a casa é demolida e o Dois é levado para uma loja de antiguidades. Entretanto, o vidro da loja é quebrado por um vaso, num descuido de um gato levado. E os caquinhos bonitos do Dois foram parar numa luminária, na casa de uma velha muito “inventadeira de moda”. 

E o Três? Bom, ele não conseguiu decidir o que ia ser. Ele não era papel de seda, vidro, pano, pedra ou pau. Era apenas uma forma. Por exemplo, quando uma criança fazia um triângulo de palitos de fósforos ou quando alguém brincava com um barbante na forma de um triângulo. Mas seu desejo era mesmo ser uma estrela. Uma traquinagem dos netos da tal velha “inventadeira de moda” reunirá o Um, o Dois e o Três, mas você vai ter que ler o livro todinho para a história não perder a graça. Adorei! E os quadros do Volpi então, ora representando três portas amarelas, ora bandeirinhas de barco, mastros com fitas, construções das mais diversas, cores lindas, vermelhos, azuis intensos. Não apenas um livro, mas uma coleção inteirinha feita com o maior amor do mundo. Desfrute. 

Era uma vez três...
Autora: Ana Maria Machado
Ilustrador: Volpi (quadros)
Editora: Berlendis & Vertecchia
Tema: Arte
Faixa etária: À partir de 04 anos 

Leia também: Conheça um pouco mais sobre a vida do pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi através da linda coleção Crianças Famosas. Volpi (Ed. Callis) traz fatos da infância do pintor, uma criança muito criativa e curiosa que se tornou um dos nomes mais importantes das nossas artes.

Barco com bandeirinhas e aves, Volpi, 1955
volpi-barco-com-bandeirinhas-e-aves-1955.jpg