Livro do dia: O gênio do crime

Livro do dia: O gênio do crime

Posted by Kátia

Hoje é aniversário do meu querido ex-vizinho João Carlos Marinho. Eu digo ex-vizinho porque ele morou por mais de 30 anos em Guarulhos, bem perto da casa da minha avó, no bairro Vila Augusta. Ele teve a ideia de escrever O gênio do crime em 1965, enquanto passava belas manhãs na companhia do filho e da cachorrinha, num vasto jardim com horta e tudo, lá em Guarulhos. Aquele clima (que soa realmente inspirador) o transportava de volta à sua infância, trazendo recordações felizes e o impelindo para a criação de um livro. 

No final das contas, nós leitores saímos ganhando, porque o livro virou uma coleção e esta se tornou parte da infância de diversas gerações. Espero que faça parte da sua também. O livro do dia nos apresenta àquelas simpáticas crianças com as quais viveremos grandes perigos e aventuras. É a Turma do Gordo, que conta com Gordo/Bolachão como o líder, o perspicaz aspirante a detetive, sempre acompanhado dos inseparáveis Edmundo e Pituca. Mais tarde conhecemos Berenice, a namoradinha do Gordo que logo protagonizaria seus próprios livros. A coleção da Turma do Gordo tem no total 12 títulos, publicados entre 1969 e 2005. 

Mas, afinal, quais foram as recordações de infância que resultaram na criação desta obra clássica da literatura infantojuvenil? Bem, quando criança, João Carlos Marinho pensava dia e noite na sua coleção de figurinhas de futebol. Não apenas na coleção, mas nos jogos de bafo e nos prêmios que recebiam aqueles meninos sortudos que completavam todo o álbum. Assim surgiu O gênio do crime. No começo da história, Gordo e os amigos entram em conflito com Seu Tomé, o dono da fábrica de figurinhas, que não conseguia dar conta de tantos prêmios (no caso uma bola e um jogo de camisas do time do coração para cada álbum completado). Seu Tomé era vítima de um falsificador, um fabricante desleal que vendia aos montes aquelas figurinhas mais difíceis de encontrar (quem já penou para completar um álbum coloca a mão aqui). 

Logo os meninos tornam-se aliados de Seu Tomé, que contrata um detetive escocês infalível e invicto, o engraçadíssimo Mister John. As crianças fazem sua investigação por conta própria e os momentos de atrito com o detetive oficial são muito hilários. Gordo, que no início reluta em tomar parte na investigação, é aquele que tem as melhores ideiais – e também aquele que passa os maiores apuros. Alguns outros personagens são muito importantes para a trama, como por exemplo Dona Celeste, mãe do Gordo, uma mãe maravilhosa, corajosa, espirituosa. Ah, e o vilão sinistro...sem comentários! Um livro para aqueles que amam histórias de detetives, futebol, álbuns de figurinha e torradas.

O gênio do crime
Autor: João Carlos Marinho
Editora: Global
Temas: Aventura; Amizade
Faixa etária: À partir de 10 anos 

Leia também: Como recordar é viver (e nos últimos tempos tenho vivido no reino encantado da Série Vaga-Lume), o livro recomendado de hoje é um dos preferidos do meu querido Sérgio, Deus me livre! (Ed. Ática). O garoto Tinho é acusado de um crime que não cometeu e para provar sua inocência precisa arruinar os planos de uma incorporadora imobiliária sem escrúpulos. Tá dada a dica, Sergião!