Livro do dia: Poço dos desejos

Livro do dia: Poço dos desejos

Posted by Kátia

Hoje são comemoradas várias datas incríveis como o Dia Internacional da Dança (sobre o qual já falamos aqui e aqui) e o Dia Internacional do Cão-Guia (que é celebrado na última quarta-feira de abril, saiba mais aqui), mas vamos nos focar num acontecimento pra lá de nobre que é o World Wish Day. Tudo começou há exatos 35 anos, com um garotinho de 07 anos chamado Chris Greicius, lá no Arizona, Estados Unidos. Chris estava em tratamento de leucemia e cultivava o sonho de se tornar policial. Ele e sua mãe, Linda, tinham um amigo muito dedicado, o oficial de alfândega Tommy Austin, que prometeu a Chris um passeio no helicóptero da polícia. Esse “anjo da guarda” cumpriu sua promessa. E foi além.        

Com a piora do estado de saúde de Chris, Austin agiu rapidamente a fim de levantar o astral do pequeno amigo. Ao lado de uma equipe de voluntários, no dia 29 de abril de 1980, Austin deu a Chris o seu dia especial. O dia em que o seu desejo foi realizado. O passeio de helicóptero foi sucedido por uma saudação dos oficiais e logo depois disso o menino foi ao encontro da tropa do Departamento de Segurança Pública (DSP). Lá Chris fez o juramento e se tornou o primeiro patrulheiro honorário da história do DSP.  E não apenas isso: ganhou uma farda oficial feita sob medida para ele. Infelizmente, Chris faleceu no dia 03 de maio, mas não sem antes viver essa experiência única e transcendental. Seu grande sonho foi realizado. Linda e os outros voluntários decidiram se unir e ajudar outras crianças doentes a realizarem seus sonhos. E foi assim que nasceu a Make-a-Wish Foundation, hoje presente em vários países do mundo – inclusive no Brasil onde já está quase alcançando a marca de 1000 sonhos realizados. 

Ufa, emocionante é pouco. Então é com esse espírito de doação e de celebração da inocência que hoje o eleito é Poço dos Desejos, da arrebatadora poeta Roseana Murray - leia mais sobre a autora e sua obra aqui. Se você encontrasse um poço dos desejos, qual seria o seu pedido? Sei que é uma pergunta um tanto complexa de se responder, mas confesso que fiquei inspiradíssima com os lindos desejos do livro. Afinal que nunca teve o desejo de voar? Melhor ainda se voar nas palavras mágicas de Roseana com “um par de asas grossas ou finas, coloridas ou transparentes, numa mistura de pássaro, borboleta e gente”. Você também pode ter o “desejo de um amigo perdido” e que maravilha se aquele amigo sumido nos confins do Universo tiver o mesmo desejo que você! Já pensou - que sintonia pura! - receber uma carta ou telefonema, como se vocês estivessem lendo o pensamento um do outro? Esse bem que poderia ser o meu desejo. Ou o desejo de ouvir o pensamento dos gatos, pensamentos de veludo e também de ouro refletidos em seus olhos cintilantes, enigmáticos, sinuosos, escorregadios (e eu aqui já me imaginando na cabecinha da Banguela). 

Quando criança eu tive o desejo de ser dono de papelaria, com certeza! “Mergulhar num oceano de papeis de seda coloridos” e, claro, me perder num maremoto de lápis de mil cores, borrachas perfumadas, decalques, adesivos, figurinhas. E papeis de carta. No meu desejo sempre vai ter uma infinidade de papeis de carta. Também já desejei encontrar um tesouro perdido e mais ainda, desejei velejar num navio pirata. Desejo de ler todos os livros do mundo eu tenho até hoje (“e fui lendo tudo o que aparecia, nunca mais consegui parar. Até agora engulo letras, palavras, poesia, histórias grandes e pequenas. Os livros são meu alimento”). E como eu adoro passar incontáveis e tranquilas horas lendo, bem que o “desejo de morar numa nuvem” viria a calhar. Imagina só que incrível escolher a nuvem mais fofinha e ainda por cima ter aquela vista lá do alto! Uau!!! 

 Desejo de cholate e desejo de abraço eu também mantenho até hoje. Mas nunca tinha pensado no “desejo de andar de patins na linha do horizonte”. Espetacular! Contudo, no meu caso, o que queria mesmo era aliar o “desejo de parar o tempo” e ficar eternamente, contemplativa, a cultivar o “desejo do cheiro da casa da avó”. Ah, vocês não imaginam o que eram os aromas da casa da minha vovozinha querida! Que saudade imensa!!! Molho de tomate fresquinho, com muito manjericão. Torta de espinafre saindo do forno. Azeitona carnuda. Queijos mil. Canela e açúcar para a pignolata. Melado de melão para a cuccidata. Creme de banilha, chocolate, frutas sempre fresquinhas. Roseana Murray tem o abençoado dom da palavra. E eu agradeço do fundo do coração por ela sempre trazer – embaladinho em papel de seda, claro! – um pedacinho da minha infância de volta. Seja fazendo um pedido (ou concedendo um) aproveite bem esse dia de belas comemorações Smile

Poço dos desejos
Autora: Roseana Murray
Ilustrador: Samuel Casal
Editora: Moderna
Temas: Poesia; Universo infantil
Faixa etária: A partir de 07 anos

Leia também: Para não deixar de prestigiar os cães e a dança no dia de hoje – e sim unir os dois elementos num livro divertidíssimo - a dica é James the Dancing Dog (Tundra Books), inspirado em fatos reais. James, o beagle, realmente existiu e gostava de acompanhar os donos - ambos membros do corpo do Balé Nacional do Canadá – em seus ensaios e apresentações. Na ficção, James simplesmente cansa de ser o talismã da sorte da companhia e decide fazer um teste para integrar o elenco da nova montagem de Giselle. 

Desejo de voltar no tempo e bailar com Gene Kelly ♥♥♥♥♥
gene-kelly.jpg