Livro do dia: Cabelo doido

Livro do dia: Cabelo doido

Posted by Kátia

Uma menina admira o cabelo engraçado de um homem que acabou de conhecer e seus comentários o levam a contar a verdadeira história daquele cabelo. É assim que começa Cabelo Doido, mais uma parceria da dupla dinâmica Neil Gaiman e Dave McKean. 

A curiosa garota começa a cuidar do novo amigo, desembaraçando seus fios e penteando a vasta cabeleira. E, aos poucos, vai descobrindo todo um universo de seres incríveis que vivem naquele cabelo. Borboletas, dançarinos, pássaros, leões e piratas começam a brotar do cabelo e a menina, encantada, acaba se aventurando por lá. 

Eu sou fã de Gaiman e McKean há uns bons vinte anos, época em que comecei a ler a genial saga Sandman. Juntos, os amigos criaram o que há de mais criativo e visualmente impactante nos quadrinhos e literatura de fantasia. Que o digam Orquídea Negra, Coraline, Sinal e Ruído, Os Lobos Dentro das Paredes e Mr. Punch (história fascinante que pretendo um dia descrever aqui, se eu conseguir superar o meu pavor de palhaços, claro!). 

A arte de McKean é única e inconfundível. Em seus trabalhos, ele incorpora diversos estilos de artes e materiais, tem desenho, pintura, colagem, arte digital, fotografia, escultura e objetos que encontra por aí (dê uma olhada nos trabalhos dele, o link tá logo ali). São imagens complexas, muitas vezes sombrias e misteriosas, e outras coloridas, infinitas, que pedem um mergulho e convidam a dançar. Pois como diz o dono da cabeleira: 

Você ouve a música? Dançarinos e muito mais?
Eu posso ouvi-los. E você, é capaz?
Eles tocam incomparáveis melodias,
Por entre o meu cabelo doido dançam todos os dias. 

Cabelo doido
Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Dave McKean
Editora: Rocco
Temas: Universo infantil; Poesia
Faixa etária: À partir de 04 anos

Assista também: Além de mestre nas artes plásticas, Dave McKean dirigiu um filme (com roteiro de Neil Gaiman), Máscara da Ilusão (Mirrormask, 2005). A história acompanha a saga da menina Helena, que pertence a uma família de artistas de circo e pensa em ter uma vida normal. Indispensável para os amantes das artes visuais e os fãs de uma originalíssima fantasia. Eu amo!!!

Arte de Dave McKean para a capa do volume Fábulas e Reflexões, da série Sandman
dave-mc-kean-fbulas-reflexes.jpg