Livro do dia: Um estranho sonho de futuro

Livro do dia: Um estranho sonho de futuro

Posted by Kátia

Dia do índio é dia de conhecer Daniel Munduruku. Escritor indígena com mais de 30 títulos publicados sobre o tema, Daniel é um grande divulgador das culturas indígenas. Existem cerca de 230 povos indígenas, que falam mais de 180 línguas: “Reduzir tudo isso a uma só cultura é comprometer não só nosso passado, mas o presente e o futuro também”, disse Daniel em entrevista concedida ao Rio Mídia, em 2007.

Ainda que a tradição oral seja uma identidade cultural que remonta há séculos, muitos indígenas têm se preparado para o trabalho em outras mídias. Daniel diz que é preciso tomar posse da tecnologia, produzindo coisas que sejam interessantes para a sua cultura. 

No livro, um garoto da cidade grande vai passar uns dias na aldeia Munduruku, no Pará, e a história é contada por um indígena que o acompanha na viagem. Somos apresentados então ao modo de vida na aldeia e o tempo todo isso é contraposto com o modo de viver na cidade. Nenhum é melhor do que o outro, apenas diferente. 

Embora eu prefira mil vezes uma história contada ao redor da fogueira, no silêncio da noite, há que se reconhecer os benefícios da tecnologia. Mesmo assim, continuo torcendo para que os jovens indígenas não percam essa linda tradição oral. Leia este e todos os outros livros de Daniel Munduruku. Conhecimento e entendimento são sempre bem-vindos!

Um estranho sonho de futuro – Casos de índio
Autor: Daniel Munduruku
Ilustrador: Andrés Sandoval
Editora: FTD
Temas: Tolerância; Natureza.
Faixa etária: 07-11 
 
Leia também: Opa, hoje também é aniversário de Manuel Bandeira (1886-1968) e tem um livrinho muito simpático que se chama As meninas e o poeta (Ed. Nova Fronteira), volume este que reúne poemas que Bandeira escreveu para crianças e jovens, geralmente para presentear filhas de amigos em aniversários e nascimentos.

“Rosalina.
Rosa ou Lina?
Lina ou Linda?
Flor ainda!
Flor purpúrea,
Mais singela,
Que Adozinda:
Rosalina!
Rosalinda!”

A Dança do Papa-Capim, por Maurício de Sousa, 1991
dana-do-papa-capim-1991.jpg