Livro do dia: O teatro de sombras de Ofélia

Livro do dia: O teatro de sombras de Ofélia

Posted by Kátia

O escritor alemão Michael Ende é meu leal companheiro desde a infância, ao lado dos já mencionados Roald Dahl, Mauricio de Sousa, Ziraldo, Júlio Verne e Ruth Rocha. Cresci encantada com suas histórias repletas de seres fabulosos e crianças predestinadas como em Momo e o Senhor do Tempo - que no Brasil foi lançado primeiramente com o título Manu, a Menina que Sabia Ouvir - e A História sem Fim, ambos transformados em filmes de grande sucesso nos anos 80. Quem foi criança nesta época certamente quis voar com o dragão Falkor (Fuchur no original) na já clássica aventura. 

Mas hoje falarei sobre uma história menos conhecida de Ende e que significa muito para mim. Já disse algumas vezes que histórias sobre perda estão entre as minhas preferidas, mas o livro do dia traz algo a mais, uma vez que tem como tema a arte. Eu adoro teatro, na realidade sou fascinada por teatro que envolva marionetes, fantoches ou sombras. Amo de verdade. 

O teatro de sombras de Ofélia narra a jornada de uma velhinha solitária e bem disposta que recebeu o seu nome por causa da famosa personagem de Shakespeare. Seus pais queriam que ela fosse uma grande artista do teatro, mas seu tom de voz muito baixinho não permitiu. Então ela se tornou um “ponto”, que é a pessoa que sussurra as falas para os atores. Com o tempo, porém, o público deixou de ter interesse por aquele pequeno teatro localizado naquela pequena cidadezinha e a senhora Ofélia acabou perdendo o emprego. Antes de deixar seu amado local de trabalho, entretanto, Ofélia é surpreendida por uma sombra sem dono. Sempre generosa, a velhinha convida a sombra a ficar com ela, porque também “não tenho ninguém e não pertenço a ninguém”. 

A notícia da senhora acolhedora de sombras atrai muitas outras desgarradas e Ofélia aceita todas em seu lar. Mas as sombras começam a brigar entre si, disputando espaço e atenção e Ofélia acaba despejada de seu quartinho. Sem ter para onde ir, Ofélia caminha, sem se desesperar em nenhum momento. Ela é o tipo de personagem de fibra, que não se abate e ainda tem cabeça para se preocupar com o próximo. As sombras, arrependidas, reconciliam-se entre si e decidem montar um teatro de sombras para ajudar a nobre amiga. Delicado, inspirador e com a dose certa de melancolia, um livro para pais, filhos e avós, com certeza!

O teatro de sombras de Ofélia
Autor: Michael Ende
Ilustrador: Friedrich Hechelmann
Editora: Ática
Temas: Perda e superação; Teatro.
Faixa etária: 7-11 

Assista também: Como já falei sobre os filmes inspirados nos livros de Michael Ende, devo ressaltar agora uma animação genial e pouco conhecida, que tem como elemento narrativo o meu querido teatro de sombras. O longa é dirigido pelo francês mega talentoso Michel Ocelot, responsável pelos não menos excepcionais Kiriku e a Feiticeira e Azur e Asmar. Príncipes e Princesas (Princes et Princesses, 2000) é dividido em seis contos de fadas e ambientado em diversas épocas e países, como o Japão (uhuuu!) e o Egito. O detalhe sensacional é que os personagens são vistos apenas como silhuetas animadas, exatamente como no teatro de sombras. É tão lindo que chega a doer (olhem uma imagem do fime abaixo).

Príncipes e Princesas, genialidade absoluta saída das mãos preciosas de Michel Ocelot
princes-et-princesses.jpg