Livro do dia: Calvin & Haroldo - O mundo é mágico

Livro do dia: Calvin & Haroldo - O mundo é mágico

Posted by Kátia

É muito emocionante, e ao mesmo tempo difícil, falar sobre Calvin e Haroldo, afinal são histórias e personagens que fazem parte da minha existência e que suscitam recordações de um tempo que não volta mais. Por outro lado, a criação genial de Bill Watterson me faz pensar em pessoas queridas que estão tão longe e tão perto de mim neste momento, como o meu fofinho Sérgio e a amiga Juliana (Leãozinho). Enfim, tentarei ser o mais objetiva possível. 

Calvin & Haroldo - Calvin & Hobbes no original - é (sempre no presente, pois eles são eternos!) uma tira que foi publicada entre 1985 e 1995 em mais de dois mil jornais em todo o mundo. Calvin é um garoto hiperativo e criativo de seis anos de idade, que está sempre em companhia do tigre de pelúcia Haroldo. Este, na ausência de adultos, “transforma-se” num tigre de verdade. É claro que isso ocorre apenas na imaginação de Calvin. Além de Haroldo, a série acompanha o relacionamento de Calvin com os pais, professores e colegas de escola. As aventuras mirabolantes do garoto e seu tigre representam não somente uma fuga da dura realidade da vida moderna, mas principalmente a negação do chato mundo dos adultos. 

Apaixonado por Peanuts, criação genial de Charles Schulz, Watterson  desenvolveu seus personagens inspirado por pessoas reais. A personalidade e as características físicas de seu gato, Sprite, foram responsáveis pelo nascimento do tigre Haroldo. Já o pai de Calvin, e muitos de seus diálogos, vêm de seu convívio com o próprio pai na infância. Watterson também é conhecido por ser totalmente avesso à publicidade e entrevistas, não permitindo o merchandising da série com a venda de produtos e o desenvolvimento de desenhos animados. Somente depois de vinte anos, em 2010, o autor deu uma entrevista sobre o rumo de sua carreira e o futuro de seus adorados personagens. Por enquanto, não há possibilidade de que sejam lançadas novas histórias com Calvin & Haroldo. 

Talvez seja melhor desta maneira. Como disse o autor na entrevista, a sua meta foi realizada. À partir de então Calvin & Haroldo ganharam vida própria através das experiências de cada um dos leitores. Ainda assim, admito, é impossível ler a última página do livro, que traz justamente a última tira publicada da série, e não se emocionar às lágrimas. Felizmente, na minha, na sua, na nossa imaginação, há páginas e mais páginas em branco esperando por novas explorações. Que tal preenchermos todas elas? Afinal, o mundo é mágico! 

Calvin & Haroldo – O mundo é mágico
Autor/ilustrador: Bill Watterson
Editora: Conrad
Temas: Universo infantil; Quadrinhos.
Faixa etária: À partir de 07 anos 

Leia também: Já que eu falei sobre Charles Schulz e seus adoráveis Peanuts, recomendo agora Snoopy e sua turma (Ed. L&PM), uma leitura rápida para se entrosar com o cãozinho beagle, o passarinho Woodstock e alguns dos melhores personagens de todo o sempre (eu sou a Lucy!). Mas, calma lá, este é apenas um aperitivo. Logo mais tem post completo sobre o grande Schulz.