Livro do dia: Como me tornei Marc Chagall

Livro do dia: Como me tornei Marc Chagall

Posted by Kátia

Continuando o maravilhoso mês das artes, hoje é comemorado o aniversário de Marc Chagall (1887-1985), um dos mais queridos do meu coração. Crescendo na Rússia, no bairro judeu de Vitebsk, o menino Moshe Segall vive encantado em meio a violinos e canções, vacas, galinhas e as peras geladas que seu pai lhe trazia na volta do trabalho. 

O garoto Moshe gostava de andar pelo telhado à noite, em companhia da lua, o ar azul e suas estrelas. Sonhava com um futuro grandioso. No Cheder, a escola de religião judaica, Moshe preferia admirar as galinhas e as cabras do que ouvir os ensinamentos do rabino. Mais tarde, na escola comunal russa descobre a verdadeira vocação ao observar um desenho que o colega copiara de um jornal. Tão bonito! Para provar que poderia desenhar ainda melhor que o amigo, Moshe copia aquele desenho e outros mais. Com o tempo, convence os pais a matriculá-lo numa escola de arte. 

Com o professor Jehuda Pen, entretanto, o menino aprendia apenas a copiar. Passava os dias copiando bustos de gesso, quadros e pintava com as cores preestabelecidas pelo mestre. Ele estava insatisfeito, pois procurava uma pintura diferente. Vai para São Petersburgo com o intuito de entrar numa grande escola de arte. Mas os parcos recursos o deixam numa situação difícil. De férias em Vitebsk tem uma visão, pouco depois de ouvir a mãe de sua namorada Bella queixar-se de seu futuro nada promissor: 

Vi a cidade se romper como as cordas de um violino.
Vi os habitantes de Vitebsk a passear
E a voar no céu, sobre os telhados.
Vi as tintas se derramarem, transformando-se em vinho
Que esguichava das minhas telas. 

Sem pensar muito nas consequências, vai para Paris, com a esperança de que entendessem sua arte. Lá Moshe finalmente se descobre e torna-se Marc Chagall. Respirava arte o dia todo, visitando o Louvre durante o dia e pintando madrugada adentro. As luzes e cores de Paris se derramavam dentro de seus quadros. Fez-se amigo de todo o tipo de artistas, de Modigliani a Apollinaire, que considerava sua arte sobrenatural. E de Paris, Marc Chagall conquista o mundo. Daqui, faço a minha reverência ao mestre. E o saúdo com fervor. 

Como me tornei Marc Chagall
Autora/ilustradora: Bimba Landmann
Editora: SM
Tema: Arte
Faixa etária: À partir de 07 anos 

Leia também: Sei que não fiz jus ao trabalho excepcional da ilustradora italiana Bimba Landmann, mas é que fiquei extremamente empolgada ao falar sobre o meu venerado Chagall. Landmann utiliza todo o tipo de técnicas em suas ilustrações, incluindo reciclagem e cerâmica. Confira um pouco mais da arte desta moça talentosa em Aquele gênio, o Leonardo (Ed. Ática).

A Midsummer Night's Dream, 1939, inspirado na obra de William Shakespeare
marc-chagall-a-midsummer-nights-dream-1939.jpg