Livro do dia: Vou ali e volto já

Livro do dia: Vou ali e volto já

Posted by Kátia

Uma das minhas resoluções do Ano Novo de 2013 para 2014 foi a de me dedicar a dois sonhos antigos: o bordado e o crochê. Logo no comecinho do ano passado tive a oportunidade de participar de cursos incríveis e permaneci o ano todinho imersa no mundo maravilhoso dos trabalhos manuais. Foi uma experiência de paz e beleza profundas, da qual não pretendo sair nunca. Agora, além de uma bolsa cheia de livros, eu ando por aí com o meu kit de agulhas, novelos de lãs e meadas de linhas com as cores do arco-íris (e além!), bastidores e acessórios para os meus amigurumis ♥. Quer dizer, não é exatamente uma bolsa, mas um malão (parecido com o do Harry Potter, hahaha). Eu adoraria ter compartilhado esse ofício tão prazeroso com a minha avó, aliás é justamente esse o sentimento que o livro do dia resgata: a partilha. Falemos então sobre o impecável livro das bordadeiras irmãs Dumont, que vim a conhecer através do conto de Marina Colasanti, A moça tecelã (mais informações aqui). 

A história começa com duas amigas sendo despertadas por vozes infantis, que cantam docemente a cantiga popular Alecrim Dourado. Curiosas, Duda e Terê correm até a janela e contemplam um espetáculo quase indescritível – e aqui certamente você irá se demorar nos ricos detalhes dos bordados que ilustram a cena. Meninos acrobatas dançam e tocam instrumentos em cima de uma árvore, enquanto galinhas cacarejam aos seus pés e os passarinhos saem em revoada. Lindeza pura. Aliás, é um livro que precisa ser lido e relido até que se consiga captar toda a delicadeza de suas minúcias. Numa leitura eu descobri uma menina tocando acordeão e depois vi um menino carregando uma casinha de passarinho. Tenho certeza de que na próxima leitura encontrarei mais uma relíquia escondida. 

Os meninos acrobatas convidam as amigas para uma aventura em busca do tesouro desconhecido. Duda e Terê, empolgadíssimas, deixam bilhetes às avózinhas – “volto antes do biscoito esfriar, vou ali e volto já” - e partem para a arrumação da bagagem, mas o que levar numa travessia tão misteriosa? Um pedacinho de esperança, um tanto de amor verdadeiro, um tiquinho de curiosidade e um pedaço grande de delicadeza. Claro que também um pouco de birra e uma saia plissada lilás, o medo de onça e uma luneta. 

O grupo de crianças adentra então a mata do Macuco, um lugar cheinho de raios de luz. Lá a meninada descobre muitas brincadeiras e começa a dividir as sensações e experiências que cada um trouxera de casa. As malas escancaradas exibem raminhos de amizade, feixes de amorosidade, pedacinhos de prosperidade e gotinhas de esperança. E por aí vai. Belíssima a cena que transforma a riqueza interior de cada criança num baú comunitário de cores, texturas e formatos diferentes. E tudo isso culmina com a explosão do aroma de alecrim, que enche a alma de todo menino e menina com uma alegria delirante. Uma obra de arte de valor inestimável para ter na sua biblioteca – e também uma maneira perfeita de dizer “eu te amo” para alguém. 

Vou ali e volto já
Autora: Sávia Dumont
Ilustradoras: bordados de Antônia, Ângela, Marilu, Martha e Sávia Dumont sobre desenhos de Demóstenes e Martha Dumont
Editora: Companhia das Letrinhas
Temas: Arte; Universo infantil
Faixa etária: 04-06 
 
Aprenda também: Sávia Dumont nos conta que ela, as irmãs e o irmão Demóstenes aprenderam a bordar desde pequeninos com a mãe Antônia e como eu gostaria de ter entrado nesse mundo mágico quando criancinha! Se você se encantou com a arte do bordado e deseja se aprofundar um tanto mais, a dica de hoje é Entre Linhas (Editora Lê), um livro de poesias que enaltece os trabalhos manuais como a costura, o crochê, o tricô, o bordado e a tapeçaria. Na parte final do livro, há um passo a passo ilustrado com algumas técnicas de costura, garanto que você vai querer viver para sempre nesse reino colorido.

Citando Baudelaire, como as irmãs Dumont: "A imaginação é parente do infinito"
irms-dumont.jpg