Livro do dia: Patabulle e suas botas vermelhas

Livro do dia: Patabulle e suas botas vermelhas

Posted by Kátia

Ufa, depois de uma infinidade de livros recomendados para os “grandinhos”, voltamos com uma história bem infantil que apresenta um personagem pra lá de adorável: um cachorrinho amarelo orelhudo que tem o fantástico nome de Patabulle. Criado pela dupla francesa Juliette Vallery e Tristan Mory, Patabulle conta com uma pequena coleção (felizmente já lançada aqui) de três títulos, o livro do dia e mais Patabulle cultiva seu jardim e Patabulle pés no chão. 

O personagem também tem um site bem bacana (em francês), onde você pode ouvir as historinhas animadas – as músicas são deliciosas –, imprimir desenhos para colorir e, melhor ainda, mandar a sua própria fan art. Eu estou completamente apaixonada pelo cãozinho e pelo site (acesse através dos Links Legais aqui ao lado). Mas, vamos ao que interessa, à super aventura de Patabulle! 

O dia começa chuvoso e Patabulle está com muuuuita preguiça. Mas, nossa, toc, toc, toc, alguma coisa se remexe no guarda-roupa. São as botas vermelhas de Patabulle, elas querem passear! Ele, muito sabido, nem tenta contrariar. Patabulle mal calça as botas e elas o arrastam porta afora, quase que ele não consegue pegar o guarda-chuva. As botas, doidas de vontade de brincar, pulam frenéticas de poça em poça. E o pobre Patabulle fica todo encharcado. Mas vocês pensam que ele ficou bravo? Que nada! 

Elas pulam tão alto que acabam acertando uma gaivota. Patabulle fica sem graça, mas lá vão elas outra vez. Desta vez em direção ao mar, o ligeiro cachorrinho precisa usar o guarda-chuva do lado contrário para não afundar. Ui, que gostoso, flutuar no barco guarda-chuva. Mas a calmaria chega ao fim quando aparece uma baleia e GLUB, GLUB, CHOMP. Lá se foi o nosso amigo Patabulle. Na barriga da baleia, que surpresa, ele encontra seis coelhinhos com suas botas saltitantes. Olha só a confusão que essas botas causaram a todos. E agora, como eles sairão de lá? Com muita fofura, só pode ser! Um amor de coleção, de traços simples e cores marcantes, aliada a uma poesia feita para ler e reler mil vezes. Nota mil. 

Patabulle e suas botas vermelhas
Autora: Juliette Vallery
Ilustrador: Tristan Mory
Editora: Caramelo
Tema: Aventura; Poesia
Faixa etária: 04-06 
 
Faça arte também: Como eu disse acima, as ilustrações de Patabulle e seus amigos são simples e divertidas, lembrando muito aqueles desenhos que pintamos com os dedos, transformando as nossas impressões digitais em um milhão de criaturas diferentes, como já vimos aqui. Então, seguindo essa linha, a dica é Dedinhos Mágicos (Ed. Catapulta), que vem com bloco para desenhar, doze cores de almofadas de tintas e duas canetinhas para os retoques finais. Mãos à obra!

Libellune e Patabulle ♥♥♥♥♥
patabulle.jpg