Livro do dia: Cantiga

Livro do dia: Cantiga

Posted by Kátia

“Uma cantiga é uma canção. Mas pode ser também uma história. Cada um a retoma na sua vez e, sem se esquecer de nada do que foi dito, acrescenta a ela o que passar pela cabeça”. 
 

E eis que chegamos ao final de uma semana dedicada aos maravilhosos livros ilustrados, na qual conhecemos um livro que mais parece um filme em plano-sequência e um clássico moderno em tons de sépia que quase dispensa o uso das palavras. Agora estamos diante de um pequeno tesouro que pode ser lido de uma infinidade de maneiras. Como diz a introdução do livro, você pode ler, reler e sempre irá encontrar um novo elemento, como se ele fosse contado por várias crianças diferentes. Saca aquela brincadeira de telefone sem fio? Cada um vai aumentando e mudando um pouquinho a história e o último da roda ouve um relato complexo que bem poderia ter começado com “a escola, o caminho, a casa”. Mas o que acontece durante esse trajeto? Pois é o que você irá descobrir no livro do dia. 

A cada capítulo a história é contada com mais detalhes, basicamente através de imagens sensacionais. Uma simples palavra deixada ao pé da página é um convite à nossa imaginação, e as ilustrações são tão ricas, coloridas e convidativas que você certamente irá mergulhar de cabeça na - aparentemente simples - travessia. Então lá vamos nós da escola para casa, mas, ops, ao fazermos um desvio no caminho cruzamos com dois ladrões de péssimas intenções e na floresta damos de cara com uma bruxa muito malvada. Um estranho chegou à cidade, um cara que parece gente boa, violinista, tranquilo, mas qual será o seu papel na nossa trama? 

De repente a bruxa malvada faz um feitiço e coloca a cidade, literalmente, de pernas para o ar. A escola, as lojas, as casas, tudo está de ponta-cabeça! A polícia fica agitada, os ladrões se aproveitam da situação e na floresta descobrimos que a bruxa sequestrou um duende mágico.  A rainha faz uma visita à cidade bem no meio de toda aquela loucura e os ladrões aproveitam para colocar o seu plano sinistro em prática. No meio do corre-corre eles sequestram a rainha e o violinista desconhecido é confundido com um dos ladrões, coitado! 

A bruxa dá as caras novamente, desta vez aliada ao terrível vilão que mandou sequestrar a rainha. No subterrâneo encontramos um tesouro perdido e um dragão adormecido. O duende toca a sua flauta mágica e um pássaro aparece para lhe ajudar. Ele leva uma carta do duende, um pedido de socorro, quem virá ao resgate da boa criatura? A bruxa tenta impedir o voo do pássaro e lança demônios em seu encalço. Enquanto isso, na cidade, o desconhecido foge da polícia e embrenha-se mata adentro. O pássaro o encontra, e você já adivinhou quem será o herói da história? 

O autor do livro, o francês Bernand Granger alias Blexbolex, inclusive já venceu o prêmio de “Livro Mais Bonito do Mundo” por seu L’imagier des gens (2008), na Feira do Livro de Leipzig, na Alemanha, onde vive atualmente. Cantiga também ganhou prêmios, entre eles o Pépite du Livre Ovni, um dos mais importantes da literatura infanto-juvenil francesa. Aqui ele nos presenteia com uma obra de arte onde imperam a sobreposição de cores e as tonalidades fluorescentes e você pode conhecer mais sobre o incrível trabalho de Blexbolex acessando o seu tumblr (logo ali, nos Links Legais). Esperamos que tenham curtido esses dias ilustrados, bom final de semana e até a próxima! 

Cantiga
Autor/ilustrador: Blexbolex
Editora: CosacNaify
Temas: Fantasia; Universo infantil
Faixa etária: 07-11 
 
Leia também: Telefone sem fio (Companhia das Letrinhas) é um livro-imagem em tamanho gigante que apresenta uma conversa maluca entre os mais improváveis personagens. Tem um rei, um cavaleiro, um pirata, um homem dentro de seu escafandro, um cacique, um caçador, a Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau e mais. Dá pra imaginar um milhão de histórias diferentes, muuuuuito legal.

"Na floresta, a noite se mostra encantadora"...
Blexbolex2.jpeg