Livro do dia: Bule de café

Livro do dia: Bule de café

Posted by Kátia

Hoje é um dia muito especial, porque além de ser o Dia Nacional do Café (uma grande paixão), falarei sobre um dos personagens mais importantes da minha infância: Maneco Caneco Chapéu de Funil. Para quem nunca ouviu falar, Maneco Caneco apareceu pela primeira vez em 1979 e se tornou o protagonista de uma série de livros adoráveis escritos por Luís Camargo na década de 1980. 

Antes de falar sobre Bule de Café, contarei rapidamente sobre o “nascimento” desta figura que é Maneco Caneco. Existia uma escumadeira que vivia sozinha numa cozinha abandonada, que nunca era utilizada, então ela se enfezou e foi embora. Daí encontrou uma concha e as duas tornaram-se os braços e as mãos de Maneco Caneco. O cabide fez às vezes de ombros e tronco do personagem, pá e vassoura transformaram-se em pés e do caneco nasceu o rosto sorridente de Maneco. Que, é claro, também tinha um chapéu de funil. 

No livro do dia, Maneco Caneco e seu amigo, o Leitão Leitor, fazem uma declaração de amor a este frutinho avermelhado, o café, e  com muito empenho e dedicação, explicam todo o processo que leva o fruto a tornar-se a bebida mais aromática do mundo. Maneco Caneco e Leitão Leitor encontram o saci-pererê fazendo traquinagens dentro do bule de café, mas...cadê o café? O saci responde com um simples: “saiu”.

Maneco e Leitão partem em busca do café e primeiramente encontram-no brotando, com raminhos verdes recém nascidos. Seguem pelo cafezal, com muito pé de café verdejando, fazendo folha. Depois surgem os pés com flores brancas e finalmente aparecem os frutos vermelhos. Maneco Caneco colhe-os e leva-os para secar. Descasca os grãos, torra-os e no pilão transforma-os em pó. No final, a melhor parte: o saci traz num rodamoinho todos os apetrechos necessários para o preparo da bebida e nosso amigo Maneco Caneco faz um café que é como o néctar dos deuses! Agora, com licença, que eu também preciso tomar uma bela xícara de café. Feliz Dia do Café pra vocês!!! 

Bule de Café
Autor/ilustrador: Luís Camargo
Editora: Ática
Tema: Gastronomia
Faixa etária: 4-6 

Leia também: Mais um clássico da minha infância, muito bem recomendado pelo meu irmão caçula Giuseppe, O Touro Ferdinando, de Munro Leaf, conta a história de um touro que prefere cheirar flores ao invés de tomar parte nas touradas. Magnífica obra, infelizmente esgotada (há algumas edições à venda na estante virtual, mas a nossa, tristemente desaparecida, era da coleção Círculo do Mickey). 

Belíssimo anúncio em art noveau do café Rajah, por Henri Privat-Livemont, 1898
Rajah_coffee_by_Henri_Privat-Livemont.jpg