Livro do dia: Adão e Eva

Livro do dia: Adão e Eva

Posted by Kátia

Hoje trago para vocês um conto clássico não tão conhecido do grande Machado de Assis, que eu sinceramente só conheci através da linda coleção Arte para Jovem, da editora Berlendis & Vertecchia, em 1996. Esse livro ilustrado com obras do artista plástico Luiz Paulo Baravelli foi o primeiro título da coleção jovem, mais a série Arte para Criança (leia mais aqui) existe desde o início dos anos 80. São várias as propostas da coleção, mas basicamente une o texto de um escritor célebre às obras de um artista do mesmo patamar, sempre brasileiros (de nascença ou vivência). A criança desenvolve então o gosto pela arte, a habilidade de observar, compreender, aprender e fazer arte! O máximo!!! 

Mas vamos logo à história! Nos tempos do Brasil-colônia, na Bahia, a senhora de engenho D. Leonor serve um doce muuuuuito especial aos seus convidados. Todos eles ficam loucos de curiosidade, ansiosíssimos para descobrir o que era a tal da iguaria. Conversa vai, conversa vem, e o tema da curiosidade não sai da pauta. Afinal, quem seria mais curioso, o homem ou a mulher? E já que essa curiosidade levou à perda do paraíso, quem seria o culpado, Adão ou Eva? 

O juiz, um dos convidados mais animados de D. Leonor, toma a palavra e começa a contar uma história que ele jura ser a verdadeira sobre a criação do mundo. Logo envolve o Tinhoso no meio de tudo, sempre em oposição a Deus. Se o mal criou as trevas, Deus veio com a luz, assim como as árvores frutíferas e os vegetais surgiram para suplantar os espinhos e as ervas venenosas. Deus também infundiu alma às suas criaturas e os levou para o jardim das delícias. A serpente, orientada pelo capeta, tenta induzí-los a provar o fruto da árvore da ciência do bem e do mal, mas eles parecem não ceder nunca.

Independente de questões religiosas, o conto diverte e segue com fluidez até o inesperado final, sempre acompanhado das formas sinuosas e oníricas que exigem um olhar demorado, reflexivo, embevecido. Desde já indico todos os livros da série, mas espero, aos poucos, trazê-los todos para esse nosso espaço. Boa diversão! 

Adão e Eva
Autor: Machado de Assis
Ilustrador: Luiz Paulo Baravelli (quadros)
Tema: Arte
Faixa etária: À partir de 12 anos 

Leia também: Já que espantosamente falei pouquíssimo sobre Machado de Assis por aqui, recomendo agora A Mão e a Luva (Ed. Ática), que foi um dos meus preferidos na fase “adolescente ultra romântica”. Lindo de morrer.

A terra prometida, de Luiz Paulo Baravelli
baravelli-a-terra-prometida.jpg