Livro do dia: Cartão-Postal

Livro do dia: Cartão-Postal

Posted by Kátia

Existia um cartão-postal, e ele ficava sobre a mesa de um menino. Mas não era um cartão-postal comum, porque dentro dele havia um lago e no lago morava uma fada. O menino não parava de admirar o postal, passava horas em silêncio olhando para ele, como se vivesse lá dentro. Na realidade, ele amava a fada. 

Enquanto o menino queria entrar no postal, a fada queria sair. Ela queria escapar e viver uma vida diferente daquela. Queria simplesmente conhecer o mundo. Aos poucos, em eterna contemplação, percebe que poderia conhecê-lo através do menino. Ela fala com ele. E tornam-se então grandes amigos. 

Eles conversavam sobre muitas coisas, mas a maioria delas eram coisas que somente meninos e fadas compreendiam. O menino relatava suas alegrias, tristezas, frustrações, contava histórias encantadas que muitas vezes ela já conhecia. Mas ela ficava em silêncio, ouvindo a voz dele. Quando não estava chateada, a fada também contava histórias, sobre peixes, plantas, lagos. 

Então o menino, num arroubo de pura fantasia, começa a se transformar em outros objetos, com o intuito único de entrar no cartão-postal e viver ao lado da amiga. Se isso será possível, você descobrirá ao ler o livro. Não apenas ler, mas ler, guardar, presentear. Imagine que ideia incrível enviar o livro Cartão-Postal pelo correio, no aniversário de uma pessoa querida? Ou hoje mesmo, data em que é comemorada o Dia do Cartão Postal (coisa adorável). Uma declaração de amizade devotada. Lindo, lindo, lindo. Termino com um poema do livro:

“Virei sapo, sapato e boneco de pau
tocado pela fada que transpira arco-íris
fechada em seu lago de cartão postal”

Cartão-Postal
Autor: Luiz Raul Machado
Ilustrador: André Neves
Editora: DCL
Temas: Amor; Amizade.
Faixa etária: 7-11 
 
Leia também: André Neves, mais um grande artista que admiro, escreveu e ilustrou Margarida (Ed. Abacatte), a história de uma vaca encantadora que também decide buscar a felicidade além dos limites que lhe são impostos – no seu caso, a fazenda.

Um cartão-postal antigo da minha amada Rússia
old_postcard_russia.jpg