Livro do dia: Contos e poemas para crianças extremamente inteligentes de todas as idades - Outono

Livro do dia: Contos e poemas para crianças extremamente inteligentes de todas as idades - Outono

Posted by Kátia

Estava muito ansiosa para falar sobre esta coleção que é organizada pelo brilhante Harold Bloom, professor e crítico americano que pra mim é uma das pessoas mais inteligentes do mundo. Sou fã dele. A coleção é dividida em quatro volumes, as quatro estações, e escolhi outono não por acaso, como vocês logo descobrirão. 

Aqui tem um pouco de tudo: conto, fábula, poesia, lenda, histórias de humor e de mistério. Grandes conhecidos do público juvenil dão as caras no livro, como é o caso de Esopo, Lewis Carroll, Sir Arthur Conan Doyle e uma das lendas das mil e uma noites. Alguns dos meus contos preferidos são De quanta terra um homem precisa, de Tolstoi, e o hilário O hino do retiro, de Saki. 

Se você, como eu, não vive sem poesia, alegre-se. Lord Byron, Algernon Charles Swinburne e Walt Whitman (amo!!!) comparecem com ricos poemas. Agora, o motivo pelo qual realmente escolhi o outono é este: Penacho, conto de Nathaniel Hawthorne escrito em 1846. Esta história maravilhosa inspirou a criação do espantalho adorável e amigo que vocês já conhecem, além de ser um dos contos que mais enternecem meu coração. Leio-o sempre, não importa a estação :D 

Penacho, o espantalho de Hawthorne, é criado pela bruxa Mãe Rigby para cuidar apenas de seu jardim. Mas, admirada com a magnificência dele, resolve dar-lhe vida. Para manter uma aparência normal, Penacho deveria fumar incessantemente o seu cachimbo mágico. Todos ficam hipnotizados pela presença de Penacho, exceto Polly, a moça a quem deveria conquistar. Ela vê seu reflexo no espelho e enxerga seu corpo de palha e a cabeça de abóbora. Penacho também fica chocado e começa a questionar sua existência, com muita sensibilidade. Lindo de chorar. Aproveitem a ocasião e leiam os outros volumes da série também. Bato palmas de alegria só de imaginar as grandes descobertas que farão :D 

Contos e poemas para crianças extremamente inteligentes de todas as idades - Outono
Organizador: Harold Bloom
Editora: Objetiva
Temas: Poesia; Humor; Aventura
Faixa etária: À partir de 12 anos 

Leia também: Logo mais farei um post sobre Hawthorne, mas comecem a saborear sua literatura em O toque de ouro (Ed. 34). O rei Midas tinha apreço por duas coisas, sua linda filha e o ouro do reino. Na ânsia de deixar uma bela herança para a moça, acaba se metendo numa grande encrenca.