Livro do dia: Kafka e a boneca viajante

Livro do dia: Kafka e a boneca viajante

Posted by Kátia

Em 1923, aproximadamente um ano antes de sua morte, o escritor Franz Kafka teve uma experiência incrível. Andando pelo parque de Steglitz, em Berlim, encontrou uma garotinha chorando por ter perdido sua adorada e inseparável boneca. Tocado pela tristeza da menina, Kafka inventa que a boneca estava viajando, que ele próprio era um carteiro de bonecas e que traria uma carta de Brígida (a boneca) no dia seguinte. 

À partir desta premissa, o autor Jordi Sierra utiliza de muita ficção para recontar os encontros de Kafka com a menina Elsi, as dificuldades do autor para se relacionar com as pessoas e a redação da primeira carta, escrita como se ele fosse a boneca Brígida. Depois da primeira – e do encantamento de Elsi – Kafka escreveu outras mais, durante três semanas. Como as cartas reais nunca foram encontradas, podemos apenas abraçar as ideias de Jordi Sierra (e também criar muitas outras aventuras para Brígida na nossa imaginação!). 

Na primeira carta Brígida desculpa-se por partir sem avisar, mas a sua longa viagem de boneca finalmente começara, graças ao carinho e ao apoio incondicional que sempre recebera de Elsi. Brígida estava em Londres, andando de barco no Tamisa, caminhando pela Trafalgar Square, enfim vivendo sua vida de boneca viajante. Ante aos apelos de Elsi, Kafka conta que também tivera um soldadinho de chumbo que saiu em jornada sem rumo e nunca mais voltou. Mas promete trazer mais cartas da boneca. 

Nos dias seguintes, Brígida manda cartas de Paris, contando seus passeios pelo Louvre, Champs Élysées e Torre Eiffel. Depois vai a Viena, China, Índia, Pequim, Tóquio, México, Nova York. A hora da despedida vai chegando, mas o coração de Kafka está tranquilo. Mais do que uma declaração de amor e afeto, ele simplesmente salvou Elsi de um trauma que a acompanharia por toda a infância. Uma boneca perdida é um choque grande com a realidade, mas uma boneca viajante é algo do qual se orgulhar. Independente das palavras que Kafka realmente utilizou, seu gesto foi nobre demais e por este motivo eu o admiro com mais ardor. Um homem extraordinário que todos vocês devem conhecer!

Kafka e a boneca viajante
Autor: Jordi Sierra i Fabra
Ilustrador: Pep Montserrat
Editora: Martins
Temas: Aventura; Universo infantil
Faixa etária: À partir de 10 anos 

Leia também: Para os jovens que se interessarem pela obra de Kafka, recomendo uma versão em quadrinhos de alguns de seus contos. Desista! (Ed. Conrad) reúne nove histórias adaptadas por Peter Kuper para o público juvenil, mas desde já é possível sentir toda a atmosfera de dúvida, absurdo e solidão que permeiam os textos de Kafka.