Livro do dia: Biblioburro

Livro do dia: Biblioburro

Posted by Kátia

Luis Soriano, professor de escola primária em La Glória, Colômbia - e um apaixonado por livros - teve uma grande ideia ao observar seus alunos. A leitura possuía um poder transformador sobre as crianças, que haviam nascido e crescido em meio a conflitos de grupos criminosos. 

No final dos anos 90, Soriano decidiu levar uma biblioteca itinerante até as comunidades interioranas de seu país. Para realizar a tarefa, ele contava com dois burros – Alfa e Beto – e um acervo inicial de 70 exemplares, todos seus. Nascia o Biblioburro. 

Soriano acreditava que o ato de levar os livros até quem não teria acesso a eles de outra forma, poderia melhorar esta região tão pobre e violenta, e talvez a Colômbia inteira. Duas décadas depois, com um acervo em torno de 4.800 exemplares (advindos de doações), e muitos desafios (retaliações, acidentes), Soriano segue firme e solitário cavalgando entre as montanhas. 

O livro conta esta linda e inspiradora história em texto sucinto e ilustrações coloridíssimas de Jeanette Winter. Fatos curiosos desta eterna jornada são relatados aqui (como o dia em que Soriano foi assaltado na floresta), e conhecemos personagens importantes (e reais!) da vida dele, como a esposa e grande incentivadora Diana. São através de leituras como essa que continuamos a acreditar no gênero humano. 

Biblioburro
Autora/ilustradora: Jeanette Winter
Editora: WMF Martins Fontes
Tema: Livros
Faixa etária: À partir de 07 anos. 

Assista também: Mais uma vida dedicada inteiramente aos livros. Esse é o tema do maravilhoso filme (que venceu o Oscar deste ano na categoria Curta de Animação) The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore (link aqui). Choro toda vez que o vejo, é muita emoção para uma pessoa só...

A biblioteca dos meus sonhos
morris-lessmore.jpg