Livro do dia: As aventuras de Tom Bombadil

Livro do dia: As aventuras de Tom Bombadil

Posted by Kátia

Esperei muito pelo dia de hoje. Primeiro de abril é dia da estreia mundial da segunda temporada de Game of Thrones. Como eu amo essa série! Mas como não é recomendável para crianças, estou aqui para falar sobre literatura de fantasia que me inspira. E quem seria mais inspirador do que J.R.R. Tolkien? Ninguém, claro!!! 

Apesar de adorar O Senhor dos Aneis e O Hobbit, quero falar especialmente sobre o meu personagem preferido (que aliás tem extrema importância no primeiro livro de O Senhor do Aneis – por isso fiquei brava com Peter Jackson por tê-lo excluído do filme). Mas quem é ele? Um elfo? Um anão? Ninguém sabe ao certo. Ele é chamado por muitos nomes, mas o que se sabe é que Tom Bombadil é um ser poderoso, imune aos efeitos do Um Anel. 

Mas, ao contrário do que se possa imaginar de criatura tão misteriosa, Tom Bombadil é expansivo, um cantor de coração bondoso que declama aos quatro ventos o seu amor pela esposa Fruta D’Ouro. Os dois vivem na Floresta Velha, junto com o pônei Bolo Fofo (adoro esse nome!). Tom comunica-se com as árvores, as compreende, e por elas é ouvido e respeitado. Enfim, é uma figura esplêndida. 

Eu tenho uma edição bem antiga, da editora Europa-América, em português de Portugal. O mais interessante dela é que contêm outros contos de Tolkien, o que não ocorre na edição brasileira, da Martins. Mas garanto que vale a pena, pois esta aqui é uma edição bilingue, com duas traduções para o português. O que importa é que vocês terão acesso ao incríveis poemas escrito por Tolkien, na voz deste que é seu personagem mais querido: 

“O velho Tom Bombadil era um sujeito alegre:
Sua casaca azul brilhante e suas botas amarelas,
Ele usava um cinto verde, seus calções eram de couro,
E trazia em sua cartola uma pluma de asa de cisne.
Morava ao pé da Colina, de onde o rio Voltavime
Corria de uma fonte na relva até um vale estreito.” 

As aventuras de Tom Bombadil
Autor: J.R.R Tolkien
Editora: Martins
Temas: Fantasia; Poesia.
Faixa etária: À partir de 10 anos 

Leia também: Para conhecer um dos melhores contos de Tolkien - Folha de Niggle - sobre um artista que não consegue terminar sua obra-prima, leia Sobre Histórias de Fadas (Ed. Conrad).

  Fruta D'ouro, a amada de Tom Bombadil, por Sue Wookey
tom-bombadil-fruta-douro-sue-wookey.jpg