Livro do dia: A fantástica fábrica de chocolate

Livro do dia: A fantástica fábrica de chocolate

Posted by Kátia

Hoje é meu aniversário e depois de ter escolhido o meu livro infantil preferido para a abertura do blog, hoje escrevo sobre o livro juvenil mais querido. O curioso é que esse foi o primeiro livro que me recordo de ter lido, não devia ter mais de 07 anos (desde criança tenho apreço por textos longos). E, antes disso, minha mãe já o lera para mim e meus irmãos uma dezena de vezes. Enfim, se eu posso dizer que existe o livro da minha vida este é A fantástica fábrica de chocolate. O melhor de tudo é que ainda guardo a mesma edição dos tempos de criança, um volume antiquíssimo da Edições de Ouro, minha amada relíquia. Melhor presente que este não há. 

O meu maior sonho de infância (um sonho recorrente, por sinal) era o de me imaginar abrindo uma deliciosa barra de chocolate Wonka e encontrando dentro dela o tal talão dourado. Porque o talão me levaria para um mundo maravilhoso, repleto de todos os tipos de chocolate e das invenções mais malucas. Na impossibilidade de realizar fisicamente o meu sonho, viajava para dentro das páginas do livro, em companhia do garoto Charlie. 

A vida do garotinho sempre me emocionou: a casinha de madeira, os avôs doentes, a vontade quase louca de comer uma barra Wonka e não poder, por pura falta de dinheiro. Como consolo, Charlie tinha os aromas maravilhosos que saíam da fábrica, bem ao lado de sua casa, e as histórias surpreendentes do vovô Joe, que tinha trabalhado lá. O palácio de chocolate do príncipe indiano. Os funcionários misteriosos da fábrica, que nunca deixavam o local de trabalho (Oompas Loompas!!!). Mas o melhor de tudo, claro, eram as delícias preparadas na fábrica e que vovô Joe descrevia com perfeição: um sorvete de chocolate que não precisava ficar na geladeira, marshmallows com gosto de violetas, caramelos que mudavam de cor a cada dez segundos, docinhos que se desmanchavam no momento em que eram colocados na boca. Chicletes que não perdiam o gosto, balões de caramelo que podiam ser soprados até ficarem enormes, ovinhos azuis que derretiam e revelavam passarinhos de açúcar. 

Mais incrível ainda é o momento no qual Charlie encontra o talão dourado, depois de várias tentativas, e consegue finalmente realizar seu sonho: conhecer a fantástica fábrica de chocolate, claro! A aparição do excêntrico dono da loja, o mágico do chocolate Willy Wonka é impactante: cartola preta, bengala, cavanhaque e o rosto iluminado de alegria. E é isso o que encontramos em cada página deste livro insuperável e incomparável: a verdadeira alegria. Mais do que isso não posso contar. Você vai ter que entrar na fábrica por sua própria conta e risco e descobrir todos os seus extraordinários segredos. Tenha uma bela e deliciosa aventura! 

A fantástica fábrica de chocolate
Autor: Roald Dahl
Ilustrador: Quentin Blake
Editora: Martins
Temas: Aventura; Gastronomia.
Faixa etária: À partir de 07 anos.

Assista também: Já que um é pouco e dois é bom, assista aos dois filmes inspirados no livro A fantástica fábrica de chocolate. O de 1971 tem o ótimo Gene Wilder como Willy Wonka e o de 2005 conta com Johnny Depp no papel. O último filme, aliás, tem também os Oompa Loompas perfeitos, com os quais sonhei a vida inteira.

Come with me and you'll be in a world of pure imagination...
golden-ticket2.jpg