Livro do dia: Minha professora é um monstro!

Livro do dia: Minha professora é um monstro!

Posted by Kátia

Feliz Dia do Professor para todos os amigos que elegeram essa bela e desafiadora profissão – vocês têm a minha total admiração! Nós já falamos aqui sobre uma professora maluquinha adorada pelos alunos, uma professora corajosa e lutadora (com toda pinta de mãezona) e uma diretora que, digamos, mais parecia o capeta encarnado. Bom, a professora de hoje é um monstro, mas a história não é tão simples quanto parece. O livro é dedicado a “professores incompreendidos e seus alunos incompreendidos” e é assim que se sente o menino Roberto. Ele tem muuuita dificuldade em lidar com sua professora, a Sra. Kirby. Ela berra o tempo todo - exclamando “quieto!” e “sai da frente!” a cada minuto -, vive dando sustos na turma e ai daquele que inventa de jogar aviões de papel dentro da sala de aula: nada de recreio! 

A carinha do Beto é de dar dó, ele vive com o cabelo espetado de tanto susto que toma! A professora – as ilustrações são engraçadíssimas – é representada como uma legítima “ogra”, grandalhona, verde, com garras e uma bocarra cheia de dentes pontiagudos. É assim que as crianças enxergam a Sra. Kirby. Mas como ela os vê, como se sente em relação ao mundo? É isso o que Beto irá descobrir num belo sábado, durante um passeio ao seu lugar preferido, o parque. Era para lá que ele partia para tentar esquecer os problemas da escola, mas justamente naquele sábado quem ele encontra por lá? Claro que é a Sra. Kirby! 

Os dois ficam muito constrangidos com o encontro, mas a verdade é que a professora parece bem à vontade no banco, sentada com um livro a admirar os patos. Beto fica quase roxo de vergonha, levanta a mão para falar ao que ela retruca: “Aqui você não precisa disso, o que ia dizer"? A animosidade vai sendo derrubada aos poucos, com o menino a saudá-la e a elogiar seu chapéu gigante. Antes que o silêncio os deixe ainda mais embaraçados, o vento trata de levar o chapéu – o chapéu preferido que ela ganhara da avozinha - e o bravo Beto se lança em seu resgate. E vocês precisam ver a expressão de felicidade da professora, que se abre num sorriso e grita a plenos pulmões: “Ah, Beto, você é meu herói!”. 

É claro que logo depois disso ela tenta disfarçar, mas não tem mais jeito, ela está iluminada, e seus contornos vão se suavizando aos poucos, não mais os de um ogro malvado, mas sim os de uma moça comum. Beto descobre que ela gosta de fazer quá-quá com os patos, e eles brincam juntos, até que o menino tem a ideia de levá-la ao seu cantinho especial, no alto da colina, onde ela lhe estende uma folha de papel e eles – finalmente! – brincam de aviãozinho. “O melhor voo de avião de papel de todos os tempos”, diz Beto. A Sra. Kirby concorda totalmente. Eles saem transformados daquele encontro, mas mesmo assim o menino fica ressabiado quanto à segunda-feira. No final das contas, a Sra. Kirby bem que sabia fazer elogios, mas ainda ficava verde de vez em quando – somente se certos meninos terríveis teimassem em jogar aviõezinhos dentro da sala! Um livro leve, divertidíssimo, que fala sobre a importância de abraçar o diferente e de praticar a tolerância, hoje, amanhã, eternamente.  

Minha professora é um monstro!
Autor/Ilustrador: Peter Brown
Editora: Intrínseca
Temas: Preconceito e tolerância; Humor
Faixa etária: 07-10 
 
Assista também: Já se vão quinze anos do lançamento de um de meus filmes favoritos, mas ele não envelheceu em nada, continua uma delícia! Em Billy Elliot (2000) encontramos outra professora rabugenta, mas que se desdobra de mil maneiras para ajudar o seu aluno Billy a se transformar num bailarino profissional. Apesar de suas limitações e frustrações, ela está lá por ele, seja conduzindo-o a uma audição ou dando uma aula daquelas dentro de um ringue de boxe (que cena inesquecível!). A professora, Mrs. Wilkinson, é interpretada pela maravilhosa Julie Walters, que depois viveria a adorável bruxa Molly Weasley, matriarca da família ruiva mais amada da série Harry Potter. Brilhante apenas.

"O professor baixa a voz, com medo de acordá-lo." [Carlos Drummond de Andrade]
minha-professora-e-um-monstro-peter-brown.jpg