Livro do dia: Peter Pan

Livro do dia: Peter Pan

Posted by Kátia

Assim como Pinóquio, Peter Pan é um dos livros que mais li e reli quando criança. Um clássico que faz parte da minha vida e que me fez desejar ardentemente o impossível: ser uma criança para todo o sempre. Peter é demais, ele voa, tem uma sombra com vontade própria, mora numa terra fantástica. Ele é o garoto que se recusa a crescer. Numa de suas viagens, no nosso mundo, ele ouve a Sra. Darling, grande contadora de histórias, e passa a visitá-la constantemente, sempre às escondidas. 

Mas então a sua sombra fujona cria uma confusão na casa da Sra. Darling e Peter acaba conhecendo os filhos dela: a menina mais velha Wendy e os pequenos John e Michael. Wendy consegue costurar a sombra ao seu dono novamente e o intrépido menino, vestido de folhas e com um ar levemente convencido, convida as crianças para uma visita à sensacional Terra do Nunca. 

Para chegar à ilha de Peter é preciso voar, coisa simples, basta um pouco de pó de pirlimpimpim e uns bons pensamentos. Entre as criaturas fantásticas que lá vivem estão a fada Sininho e os Garotos Perdidos, que moram numa casa escondida na floresta. Há também sereias, índios e uma trupe de piratas liderada pelo temido Capitão Gancho. Ah, e tem o crocodilo Tic Tac, que comeu o braço direito do capitão e um dia pretende comer o resto (credito a este livro a minha paixão por piratas e o pavor eterno de crocodilos!!!). 

Muitas aventuras são vividas pelas crianças na Terra do Nunca e muitas outras podem ser vividas por você. O limite é a sua imaginação. Se você, como eu, acredita neste lugar maravilhoso, bata palmas! E o mais importante de tudo: Feliz aniversário Mr. Barrie!!! 

Peter Pan
Autor: J. M. Barrie
Ilustrador: Fernando Vicente
Editora: Salamandra
Temas: Aventura; Fantasia; Clássico
Faixa etária: À partir de 07 anos.

Assista também: Para conhecer um pouco mais sobre o autor deste clássico imortal, veja o belíssimo filme Em busca da Terra do Nunca (Finding Neverland, 2004), com o querido Johnny Depp no papel de J. M. Barrie. Você vai descobrir que o texto foi concebido como peça de teatro para adultos e que fatos do cotidiano de Barrie contribuíram para mudar o destino da peça – e o de sua vida particular também. 

Dancing with Faeries, ilustração do colossal Arthur Rackham para Peter Pan in Kensington Gardens
arthur_rackham_peter_pan_in_kensington_gardens-dancing-with-fairies.jpg