Livro do dia: O livro do silêncio

Livro do dia: O livro do silêncio

Posted by Kátia

Hoje é comemorada uma data bem inusitada, o Dia do Silêncio. E que bom que existe um livro perfeito para comemorar a ocasião! O silêncio pode ser pacífico, reconfortante, estimulante ou até assustador. Eu adoro passar horas a fio lendo tranquilamente, de preferência num local bem confortável e acolhedor. Então posso dizer que o silêncio é meu amigo :) 

No livro do dia, as crianças – representadas por animais adoráveis como o ursinho, a coruja, o coelho, o alce, o porco-espinho e o passarinho – capturam a diversidade dos tais momentos de silêncio. Aqui abro um parênteses para falar sobre as delicadas ilustrações de Renata Liwska, que à propósito adora o silêncio de ilustrar um livro. Como são expressivos esses bichinhos...Observem bem as carinhas de cada um deles. Fofura pura! 

Bom, eles irão te mostrar que existe o silêncio de ser o primeiro a acordar (isso pode ser bom, por exemplo, no Natal, ao se levantar e ser o primeiro a encontrar os presentes debaixo da árvore, ou angustiante, no caso de estar ansioso para um piquenique e todo mundo ainda dormir um sono profundo). Há o silêncio desolador do pão quentinho escapulindo da mão e, claro, caindo com a parte coberta de manteiga no chão. Tem também o delicado silêncio de observar os pássaros e o silêncio de um segredo contado ao pé do ouvido. 

Prestem atenção ao silêncio do esconde-esconde, muito importante para se ter sucesso na brincadeira. O silêncio de fingir ser invisível também é legal, principalmente se você deseja dar um susto daqueles em alguém. O silêncio no alto da montanha russa, antes da descida final pode fazer seu coração rodopiar, mas o melhor de todos mesmo é aquele silêncio absoluto antes de todos gritarem “surpresa” na sua festa de aniversário. Uma leitura deliciosa, que ensinará aos pequenos a preciosidade da quietude e da reflexão. 

O livro do silêncio
Autora: Deborah Underwood
Ilustradora: Renata Liwska
Editora: Paz e Terra
Tema: Universo infantil
Faixa etária: 4-6 

Leia também: O silêncio é maravilhoso, mas fazer barulho é bom demais!!! Então acompanhe seus novos amiguinhos na explosão de alegria que é O livro do barulho (Ed. Paz e Terra). O que será que incomoda mais, o barulho do trovão ou o insistente despertador numa manhã fria? 

Adoro o silêncio de assoprar um dente-de-leão. E o silêncio de um voo de balão
Dandelion.jpg